Carlos Bolsonaro diz que Bebianno não falou com presidente: ‘Mentira absoluta’
Jussara Soares/O GLOBO
BRASÍLIA — O vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) afirmou nas redes sociais, nesta quarta-feira, que o ministro Gustavo Bebianno, da Secretaria-Geral da Presidência, não conversou na terça com o presidente Jair Bolsonaro. Em entrevista ao GLOBO, o ministro havia negado que protagonize uma crise no Palácio do Planalto e afirmou ter conversado, por mensagens, três vezes com o presidente na terça-feira .
Parte superior do formulário
RECEBA AS NEWSLETTERS DO GLOBO:CADASTRAR
Já recebe a newsletter diária? Veja mais opções
Parte inferior do formulário
“Ontem estive 24 horas do dia ao lado do meu pai e afirmo: É uma mentira absoluta de Gustavo Bebbiano (sic) que ontem teria falado 3 vezes com Jair Bolsonaro para tratar do assunto citado pelo Globo e retransmitido pelo Antagonista”, disse o vereador no Twtitter. Minutos depois, Carlos fez uma nova postagem na rede social e postou um áudio enviado pelo presidente a Bebianno:
ANÁLISE : O impressionante apetite pelo poder de Carlos Bolsonaro
“Não há roupa suja a ser lavada! Apenas a verdade: Bolsonaro não tratou com Bebiano (sic) o assunto exposto pelo O Globo como disse que tratou.” Na mensagem de voz, Bolsonaro se recusa a falar com o ministro.
— Gustavo, está complicado eu conversar ainda. Então não vou falar, não vou falar com ninguém a não ser estritamente o essencial. E estou em fase final de exames para possível baixa hoje, tá ok? Boa sorte aí.
Na noite desta quarta-feira, o presidente Jair Bolsonaro retuitou as postagens do filho, em que ele diz Bebianno não tratou de assuntos com o pai, como o ministro afirmou ao GLOBO na terça-feira.
As publicações acentuam os rumores de que Bebianno vive uma instabilidade no governo. Na terça-feira, o ministro cancelou agenda da tarde, depois de almoçar com seus assessores no restaurante do Planalto e ter se recusado a dar declarações à imprensa. À noite, ele se reuniu com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.
— Não existe crise nenhuma. Só hoje falei três vezes com o presidente —disse Bebianno ao GLOBO, afirmando que a conversa se deu por mensagens no WhatsApp.
O GLOBO RECOMENDA
Previdência, pacote de Moro e até nomeações dependem da alta de Jair Bolsonaro
TRE-MG suspende prestação de contas de candidata do PSL ligada a ministro do Turismo
Fux suspende as duas ações penais em que Bolsonaro é réu no STF
Um dos temas da conversa teria sido o cancelamento de sua viagem ao oeste do Pará, que ocorreria nesta quarta-feira. Segundo ministro, a agenda foi suspensa a pedido de Bolsonaro que gostaria de reencontrar seus ministros na volta a Brasília, após 16 dias internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Além dele, também cancelaram a viagem o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e a ministra Damares Alves, da pasta Família, Mulher e Direitos Humanos. Nesta quarta-feira, o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, disse desconhecer o pedido de Bolsonaro.
Um dos mais próximos aliados de Bolsonaro durante a campanha, Bebianno é desafeto de Carlos, filho mais próximo do presidente. O parlamentar carioca seria o responsável por advogar junto ao pai para que Bebianno tenha menos poder no governo.
Na transição, por exemplo, a Secretaria de Comunicação, área de interesse de Carlos, que tradicionalmente é subordinada à Secretaria-Geral da Presidência, foi realocada para a Secretaria de Governo, comandada pelo ministro Carlos Alberto Santos Cruz.
No fim de semana, uma reportagem publicada pela “Folha de S.Paulo” apontou que o PSL, partido do presidente, destinou R$ 400 mil de fundo partidário para Maria de Lourdes Paixão, de 68 anos, candidata a deputada federal de Pernambuco que recebeu apenas 274 votos. Na época, Bebianno era presidente da legenda. Ele comandou o partido entre janeiro e outubro de 2018. Nesta quarta-feira, a Polícia Federal intimou a candidata a prestar depoimento sobre a suspeita de ter sido usada como laranja pelo PSL.
Bebianno afirmou que o deputado federal Luciano Bivar (PE), atual presidente do PSL e cujo grupo comanda a legenda em Pernambuco, é quem deve responder sobre Maria de Lourdes. Bivar a teria indicado para receber os recursos.
— Simplesmente não conheço a candidata. As explicações devem ser dadas por ela e por Bivar que a indicou. Tudo que a executiva nacional fez à época foi dentro da lei — disse Bebianno.
Secretário de Guedes defende Vale e compara desastre de Brumadinho a queda de avião
Senador protocola pedido de CPI sobre reparações a anistiados políticos
MAIS LIDAS NO GLOBO
- 1.
Líder e mais 21 integrantes de facção paulista são transferidos para presídios federais
Aline Ribeiro
- 2.
Leopardo negro africano é fotografado pela primeira vez em mais de um século
O Globo
- 3.
Carlos Bolsonaro diz que Bebianno não falou com presidente: ‘Mentira absoluta’
Jussara Soares
- 4.
Temporal volta a atingir o município do Rio
Renan Rodrigues
- 5.
‘Filho do presidente não pode escrever mensagem para criar crise no governo’, diz deputada do PSL
Bruno Góes
MAIS DE BRASIL
Comissão do Senado aprova comparecimento de presidente da Vale à Casa
Amanda Almeida
Collor ironiza delatores que o acusam: ‘Tenho poucos inimigos’
Aguirre Talento
Eduardo Bresciani
Mesmo com saúde frágil, Bolsonaro volta a despachar com ministros amanhã, diz filho
Carolina Brígido
Simone Tebet (MDB) comandará comissão de Constituição e Justiça do Senado
Amanda Almeida
Onyx Lorenzoni defende Bebianno: ‘sério, responsável e correto’
Eduardo Bresciani
Renata Mariz
VER MAIS
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários são de responsabilidade excluisiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal
PERGUNTAS MAIS FREQUENTES • TERMOS DE USO
LOGIN
COMENTÁRIOS
CARREGAR MAIS COMENTÁRIOS
Ofertas
- Portal do Assinante
- Agência O Globo
- Fale conosco
- Expediente
- Anuncie conosco
- Trabalhe conosco
- Política de privacidade
- Termos de uso
© 1996 – 2019. Todos direitos reservados a Editora Globo S/A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
O Globo gostaria de enviar notificações das principais notícias para você.