O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, participou, nesta quarta-feira, de evento para assinatura do contrato no valor de R$ 888 milhões, entre a empresa Fiat e o Banco do Nordeste do Brasil, para instalação da fábrica de motores no município de Goiana (PE). “Este novo empreendimento significa uma nova era na industrialização de Pernambuco”, avaliou o ministro, que representou o Governo Federal na solenidade.
A instalação da fábrica de automóveis e de motores da Fiat será financiada por distintas instituições e fontes: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil/FDNE (SUDENE), além do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que é administrado pelo Ministério da Integração Nacional, BNB e Conselho Deliberativo da Sudene.
Na solenidade, o ministro detalhou a luta para conquistar mais este empreendimento para o Estado. “Este trabalho de trazer a Fiat para Pernambuco começou no Governo Lula. Depois de garantir a vinda da Fiat, houve uma intensa mobilização e conseguimos avançar, chegando a fábrica de motores”, disse Fernando Bezerra Coelho.
O presidente da Fiat/Chrysler para a América Latina, Cledorvino Belini, agradeceu o empenho e a dedicação do ministro Fernando Bezerra Coelho junto ao Governo Federal, salientando que a nova fábrica é marco para o desenvolvimento da empresa em Pernambuco, com o adensamento das cadeias produtivas no Estado.
Eduardo Campos, governador de Pernambuco, comemorou um ano positivo para o desenvolvimento social e econômico do estado. Ele destacou o diálogo com o Governo Federal e a participação do ministro Fernando Bezerra Coelho no processo de negociação que resultou na instalação da montadora e agora da fábrica de motores. “Não são apenas 550 novos postos de trabalho, mas, principalmente, é a oportunidade da engenharia brasileira, especialmente a pernambucana, ter visibilidade mundo a fora”.