A proposta do curso foi submetida à Capes em junho deste ano. Segundo a professora e coordenadora do curso, Maria Helena Matos, a criação do mestrado vai contribuir para o fortalecimento da Pós-Graduação e da pesquisa na Univasf. “Com a aprovação do curso, será possível incrementar pesquisas em diferentes áreas do conhecimento em Medicina Veterinária, com relevância para a região do Semiárido”, complementou.
O mestrado será implantado a partir do primeiro semestre de 2013 e englobará três linhas de pesquisa: Biotecnologia aplicada à Medicina Veterinária; Morfofisiologia e Metabologia Animal; Saúde Animal e Medicina Veterinária Preventiva.
A coordenadora do mestrado afirmou que este será o primeiro curso na região, em nível de mestrado, que pensa a pesquisa, o ensino e o desenvolvimento tecnológico de modo interdisciplinar. “Esperamos formar mestres qualificados para atuar nas áreas de clínica, saúde pública, biotecnologia, manejo e conservação de animais silvestres, produção ou reprodução animal, e com capacidade crítica para o ensino, a pesquisa, as tendências de aprimoramento, inovação e desenvolvimento sustentável no Semiárido”, concluiu.
De acordo ainda com a professora Maria Helena Matos, o edital com as informações de seleção e matrícula será elaborado no mês de janeiro de 2013.