Estudantes pernambucanos que se destacaram em olimpíada são homenageados

Os alunos de Petrolina e Salgueiro conquistaram o ouro na 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e receberam medalha de mérito pelo governador de Pernambuco

A maioria das pessoas passa algum tempo de suas vidas estudando e aprendendo Matemática, como os estudantes Gerson Vinícios Rodrigues de Macedo (11 anos) e Guilherme Bezerra de Barros Melo (17 anos), que foram agraciados na última segunda-feira (17), no Teatro Beberibe, em Olinda (PE), com a Medalha do Mérito da Secretaria da Casa Militar. A premiação é uma homenagem às pessoas que se destacaram no desenvolvimento de Pernambuco. Em novembro, os alunos conquistaram medalha de ouro na 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

Os dois estudantes são do estado de Pernambucano. Gerson Rodrigues, do 5º ano do Colégio da Polícia Militar em Petrolina (CPM – Petrolina), ganhou medalha da Obmep referente ao nível 1 da premiação, que contempla alunos matriculados nos primeiros anos do ensino fundamental. Já Guilherme Melo é aluno do 2º ano do ensino médio na Escola Professor Urbano Gomes de Sá, em Salgueiro e recebeu medalha pelo nível 3. Nesta modalidade, participam alunos matriculados no ensino médio.

O estudante Gerson Rodrigues, que ficou em primeiro lugar, no nível um do estado de Pernambuco, participa do projeto de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf): “A Univasf descobrindo talentos em Matemática”. O projeto é coordenado pelo professor do colegiado de Engenharia Mecânica, Severino Cirino Lima, que também é o coordenador regional da Obmep PE 02, englobando 25 municípios pernambucanos. Segundo o professor, a iniciativa visa descobrir talentos nas escolas públicas dos 25 municípios do estado de Pernambuco. “Nós queremos incentivar o estudo da matemática. Basta olhar a nossa volta e constataremos a Matemática presente em inúmeras atividades do dia-a-dia”, enfatizou.

No ranking nacional da oitava edição da Obmep, Gerson Rodrigues está em quinto lugar. Além da dedicação aos estudos, também se trata da paixão do estudante pelos números, “eu gosto de matemática e estou feliz com o prêmio”, afirmou. Para o pai do aluno, João Coelho, o importante é o conhecimento do filho. “Ele se esforça bastante, é inteligente. Estou muito contente”, parabenizou. De acordo com o site da Obmep, no total foram premiados 500 alunos com medalhas de ouro. A entrega das medalhas será no próximo ano e os 4.500 alunos premiados e matriculados em escolas públicas em 2013 poderão participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-Obmep), com direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr. do CNPq.

A região PE 02 conquistou 12 medalhas e 164 menções honrosas. Dos oito alunos de Petrolina que foram contemplados com medalhas, cinco participam do projeto extensionista da Univasf, que está em vigência desde março deste ano. Segundo o coordenador do projeto, Severino Cirino Lima, além de incentivar o estudo da Matemática, a ação foi implantada pensando na Obmep. “Nossa região só ganhava medalha de prata e bronze. Criamos esse projeto para aperfeiçoar o conhecimento dos alunos em matemática”, explicou.

O projeto “A Univasf descobrindo talentos em Matemática” retoma as atividades na segunda semana de fevereiro de 2013. Todos os alunos da rede pública podem se inscrever. As aulas acontecem aos sábados das 8h:30 às 11:30h na Univasf e contam com a colaboração do professor do colegiado de Engenharia da Produção, Felipe Cruz, e do monitor Cássio Anderson.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *