FANFARRA DO PAULO IV NÃO FOI PARA AVENIDA NO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA

A Banda de Fanfarra do Colégio Municipal Paulo VI, de Juazeiro, não desfilou neste 7 de Setembro pela primeira vez depois de fundada no ano de 2002. Na última terça-feira (04) a população obteve mais conhecimentos sobre o fato através de texto postado por integrantes da mesma em rede social, quando relataram o drama que estão passando, segundo a nota, por falta de atenção e compromisso da administração do prefeito Paulo Bomfim (PCdoB).

Confira o texto:

“A Fanfarra de Inclusão Musical Paulo VI, vem por meio desta nota esclarecer alguns fatos e justificar o não comparecimento no desfile cívico em comemoração a Independência do Brasil na cidade de Juazeiro, Bahia.
Após várias tentativas de diálogos para que pudéssemos repassar à Prefeitura de Juazeiro o orçamento de novos instrumentos (uma vez que a Fanfarra foi Campeã Baiana por dois anos consecutivos e se faz necessário a ascensão de nível e é preciso instrumentos especiais), reforma de figurino e contratação de Instrutor em Música; as tentativas foram falhas. O texto tem a data do dia 27 de agosto, o que demonstra que já estava esperando o momento cero para publicação..

A Fanfarra Paulo VI foi oficialmente fundada em 2002 e desde então sempre se fez presente e abrilhantou a tantos desfiles comemorativos, eventos de inaugurações, campeonatos estatuais; orgulhando e honrando a população juazeirense, levando alegria e irreverência por onde passou.
Nossa Fanfarra sempre foi comprometida com o nosso público e preocupada em levar o melhor da arte musical e corporal, usando artifícios e mecanismos para excelentes apresentações. Pensando assim, não podemos preparar um espetáculo em menos de um mês, tampouco participar de um campeonato e competir de forma justa com outras corporações. A Fanfarra de Inclusão musical Paulo VI encontra-se desativada por falta de apoio financeiro.
Lastimável que nos queiram apenas para fazer uma apresentação “qualquer” como nos foi proposto numa procura tardia e as vésperas do “7 de Setembro’. É lamentável que a cultura esteja tão desvalorizada em nosso município.
Pedimos o apoio da gestão municipal e da população juazeirense para que em 2019 possamos voltar as nossas atividades e assim continuar orgulhando e levando ao lugar de destaque o nome da nossa amada Juazeiro para a Bahia.

Diante do fato, a Secretária de Educação Lucinete Alves, em entrevista ao Programa Bastidores da Notícia esclareceu o caso. “Até o ano de 2017 investimos muito na fanfarra  e agora existe uma dificuldade porque dentro do grupo da fanfarra não a mais alunos da escola e para nós essa situação fica difícil. Tivemos vários diálogos e precisamos encontrar uma maneira legal, vamos pensar o que será feito. Eu tenho pensando na possibilidade da Secretaria de Cultura elaborar um projeto para investir na fanfarra”, explicou.