Os 52 anos de fundação da Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco (Famesf) e o 3º encontro de egressos, comemorado neste último sábado (15), pelo Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) do Campus III da UNEB, em Juazeiro, foi realizado em clima de confraternização por egressos e funcionários da instituição.
O evento, sem formalidades, contou com a “hora da saudade”. A nostalgia dos depoimentos tomou conta da plateia. O engenheiro agrônomo Abdias Macedo Maia, egresso da turma que se formou em 1967, lembrou a viagem que fizeram no ônibus da faculdade, que a princípio foi carinhosamente batizado de “Belo Antônio” e que hoje é conhecido como “Bororó”. “O roteiro foi uma visita técnica conduzida pelo professor Manoel Egberto que passou por vários estados do Brasil, chegando até a cidade de Montevidéu, no Uruguai. Foi uma experiência muito interessante que passamos”, disse Abdias.
O memorável Bororó ainda faz parte do patrimônio faculdade e durante a festa se tornou um pequeno museu, com exposição de fotografias antigas do acervo da instituição. O diretor do DTCS, Ruy Rocha, disse que o aniversário da Famesf reacende também a memória da instituição que tanto contribuiu e continua com uma colocação importante no cenário agrícola do país com seus 1.760 engenheiros agrônomos formados até o primeiro semestre letivo de 2012.
O professor José Humberto Félix de Souza, coordenador do evento, disse que continuarão com as comemorações todos os anos. “Nossos encontros serão sempre no terceiro sábado de dezembro de cada ano e sugiro a formação de uma comissão provisória para constituição de uma associação dos famesfianos para que possamos dar continuidade a essa confraternização com o envolvimento dessa comunidade”, sugere.
A festa reuniu egressos de várias gerações da Famesf, a exemplo da turma que se formou em 1977 e que comemoram 35 anos de formados. O engenheiro agrônomo Flávio Cabral, que representou os egressos, disse que a história da faculdade se confunde com suas próprias vidas. “O DNA da Famesf está no nosso sangue e é preciso que a gente continue com esses encontros para que a história se mantenha viva”, ressaltou.
O ponto alto da confraternização foi a apresentação do grupo musical Blue Angel’s, formado por egressos da turma de 1969. A banda começou com quatro integrantes, em seguida ganhou mais um componente e assim consolidou a formação do grupo. Dos cinco músicos, apenas dois não eram estudantes da Famesf. O grupo de rock que embalou a juventude de Juazeiro e a vizinha cidade de Petrolina, em Pernambuco, no final da década de 1960 e início da década de 1970, ainda hoje faz questão de se reunir para tocar nos aniversários da Famesf.
Histórico – A Famesf foi fundada em 1960 e em 1980 unificada à Superintendência do Ensino Superior do Estado da Bahia (SESEB). Três anos depois houve a criação e incorporação à Uneb. Por força da reforma administrativa para as universidades estaduais que ocorreu em 1997, passou a ser o Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) do Campus III da UNEB, em Juazeiro.
Ianne Lima – Jornalista
Núcleo de Assessoria de Comunicação
Tel.: 55 (74) 3611 – 7363 – Ramal 227
Juazeiro – Bahia