ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE PETROLINA PARTICIPAM DE OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA

Ontem (5), estudantes da Rede municipal de ensino de Petrolina participaram da primeira etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A competição nacional é destinada a estudantes a partir do 6º ano do ensino fundamental e também da Educação de Jovens e Adultos.

Nesta etapa, os alunos responderam 20 questões em 2h30. Os classificados irão participar da segunda fase, uma prova discursiva, em 15 de setembro. Em 2018, mais de 54 mil escolas e 18 milhões de alunos estão participando da competição.

Na escola municipal Luiz de Souza, no Serrote do Urubu, área ribeirinha, os alunos participaram das atividades. De acordo com a gestora da unidade, Janice Fonseca, o objetivo é estimular e promover o estudo da matemática na sala de aula. “Nosso foco é contribuir para a melhoria da qualidade da Educação, bem como apresentar oportunidades para que os alunos possam se envolver e estudar a matemática que, para muitos, ainda é um grande problema”, pontuou.

Segundo Joelma Reis, diretora de Ensino da Secretaria de Educação de Petrolina (Sedu), a competição é um instrumento que reforça o aprendizado. “Nossa equipe destina uma atenção especial para garantir o bom desempenho dos alunos na OBMEP, pois entendemos sua importância pedagógica e, principalmente, como um agente transformador, auxiliando os alunos no processo de ensino-aprendizagem”, destacou.

Nos últimos anos, os alunos e professores das unidades de ensino municipais foram destaque na premiação obtendo grandes pontuações. O aluno Júlio César Coelho, por exemplo, conquistou medalha de ouro na OBMEP em 2017, 2016 e 2015. “Temos uma tradição de bons resultados, fruto do nosso empenho pedagógico e de formação continuada que fazemos com os professores. Temos certeza que teremos novos ‘Júlio’s’”, ressalta Willany Cunha, diretora de Formação da Sedu.

Sobre a OBMEP

A OBMEP é realizada pelo IMPA e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).A olimpíada integra o calendário de atividades do Biênio da Matemática do Brasil 2017-2018, que tem patrocínio do BNDES e apoio dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação. Criada em 2005, a OBMEP tem como metas estimular o estudo da Matemática, revelar talentos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.