DIANTE DE CRISE DOS COMBUSTÍVEIS, PRODECON/PETROLINA INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO NOS POSTOS E PONTOS DE BOTIJÕES

Os fiscais do Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon) estão nas ruas de Petrolina para evitar irregularidades durante a crise dos combustíveis. As ações tiveram início na última semana tendo como foco principal os postos de combustíveis. Apesar de alguns estabelecimentos já estarem com bombas vazias, a fiscalização deve seguir pelos próximos dias.

Até o momento, cerca de 40 postos já foram fiscalizados na cidade. De acordo com o diretor-presidente do Prodecon de Petrolina, Dhiego Serra, durante os trabalhos, os fiscais da prefeitura não encontraram qualquer tipo de irregularidade. “Estamos percebendo, através desta fiscalização que até o momento, não houve tentativa de elevação abusiva.  Vale lembrar que tais atos abusivos caracterizam infrações ao código do consumidor podendo o fornecedor incorrer nas mais diversas sanções administrativas”, disse.

Gás de cozinha – Além dos postos de combustíveis, as revendas de gás de cozinha também serão alvo das fiscalizações nos próximos dias. Após notícias sobre aumentos abusivos, o Prodecon vai iniciar uma fiscalização em Petrolina para apurar as suspeitas de irregularidades. Caso a vistoria aponte anormalidade, o distribuidor do gás de cozinha pode ser penalizado com multa.

O diretor do Prodecon lembra que qualquer cidadão que perceba um aumento abusivo no preço de algum produto em decorrência da crise pode fazer sua reclamação junto ao Prodecon. A reclamação pode ser protocolada no órgão que funciona no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho das 8h às 12h. Para formalizar a denúncia, é preciso apresentar cópia de RG, CPF, comprovante de residência, além de nota ou contrato relacionado ao produto ou serviço denunciado. Outras informações através do número: 3861-3066.

Magnólia Costa