As mudanças da Educação de Juazeiro em quatro anos

Em 2009, quando o atual governo assumiu a administração do município, o cenário da Educação de Juazeiro não era nada favorável. Escolas abandonadas, professores desmotivados e baixos índices de aprendizagem faziam parte da realidade daquele momento. Diante dos fatos e do compromisso assumido pelo prefeito que iniciava sua gestão, a educação foi eleita como prioridade.

Para que o setor pudesse avançar e recuperar o atraso deixado pelo descaso do passado, quatro pilares foram estabelecidos como essenciais: valorização do professor; projetos pedagógicos; gestão democrática e infraestrutura. O projeto deu certo e os avanços dos últimos quatro anos podem ser, inclusive, mensurados.

Além dos números que compõem o novo quadro, como aumento de 70% para os educadores, mais de quarenta escolas reformadas, 19 climatizadas e salto no IDEB – que nas séries iniciais passou de 3,6 para 4,0 e nas séries finais evoluiu de 3,0 para 3,5 –, iniciativas como a implantação da primeira Escola de Formação de Professores (EFEJ) da Bahia e do pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no município, contribuem para essa avaliação positiva.

A gestão 2009-2012 trouxe para Juazeiro conquistas até então não imaginadas, como a realização da primeira eleição direta para escolha dos gestores da Rede Municipal de Ensino, autonomia financeira para as escolas através do PROAFE, o próprio projeto de climatização das unidades de ensino, aquisição de 18 creches e de mais de 20 quadras cobertas – incluindo a do Paulo VI, um sonho dos educadores e alunos. O mini-ginásio ganhou piso paviflex, 40 x 20 de área de jogo e 41 x 21 contando com espaço de escape, mais de 10 mil watts de iluminação, vestiários, banheiros, salas para reunião e pré-seleção, palco fixo e arquibancada para 800 pessoas sentadas. Juazeiro conquistou também sua primeira Escola de Tempo Integral e 7 ônibus escolares – os primeiros da sua história (e mais 11 que ainda estão para chegar), 2 lanchas e 100 bicicletas que já estão compradas para o transporte digno dos estudantes.

O professor que trabalha na Rede Pública Municipal, além do aumento salarial, recebeu nos últimos quatro anos Licença-Prêmio, abono de incentivo tecnológico e natalino, formação continuada, licenciaturas através da Plataforma Freire, incentivo ao ingresso em especializações, condições dignas de trabalho com a aquisição de lousas interativas, por exemplo, e, principalmente, o reconhecimento ao seu papel fundamental na educação.

Os alunos, por sua vez, ganharam novas escolas, com ar condicionado – o governo já tem recursos garantidos para climatização de 100% das unidades de ensino –, todo um trabalho pedagógico específico, desde a educação infantil – que contou com a distribuição de 40 mil livros didáticos e paradidáticos, bebetecas, bandinhas musicais e bibliotecas itinerantes –, reativação dos grêmios estudantis, adesão aos programas Mais Educação e Segundo Tempo, que juntos beneficiaram mais de 10 mil crianças e adolescentes, e a atenção especial dos programas de correção de fluxo Se Liga e Acelera Brasil, bem como do Núcleo de Educação Inclusiva.

Além de outras ações notórias como a realização de concurso público, concursos de redação, premiação de educadores, oferta de curso pré-vestibular, criação do programa “É Tempo de Voltar”, que resgatou alunos evadidos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), implantação de um sistema de avaliação externo próprio, o SAEJ, apoio aos projetos “Navegando nas Águas do Velho Chico” e “A Escola na Trilha Cultural, e realização anual das jornadas pedagógicas, fóruns e seminários.

Quem trabalha hoje na Educação de Juazeiro sabe que ainda existem desafios, o setor no país ainda precisa de muitos avanços, mas o município tem dado passos largos em direção à qualidade tão desejada, que refere-se por fim à aprendizagem do aluno. Para que esta educação, feita com compromisso, continue no rumo certo, as medidas necessárias para o início do próximo ano letivo já estão sendo tomadas. Todas as diretorias da Secretaria de Educação e Esportes estão realizando o Planejando 2013, desde o mês passado, e dentro em breve tudo estará pronto para receber os novos alunos e também os veteranos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *