População reforça importância da orientação no combate a AIDS


O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, 1º de dezembro, sábado passado, foi marcado por uma programação especial desenvolvida pela Secretaria de Saúde de Juazeiro, através do Núcleo de DST/HIV/AIDS, que realizou atividades no Terminal de Ônibus Urbano, orientando as pessoas que transitavam pelo local sobre a prevenção que deve ser feita para não contrair a doença.

Cerca de 5 mil pessoas foram abordadas com panfletos, orientação oral e distribuição de camisinhas. Além dos transeuntes, a equipe também orientou passageiros dos coletivos. A coordenadora do Núcleo DST/HIV/AIDS, Zilene Freitas, mostrou-se satisfeita com a receptividade. “As abordagens têm sido muito boas. Aqui informamos à população sobre as possibilidades de contrair as doença e como preveni-las”, destaca.

O trabalhador rural Cícero Araújo, que passava pelo terminal, ressaltou a importância da população em saber estas informações e mandou um recado. “Sabendo disso ajuda a evitar, pois se o povo não tem a informação, as pessoas podem pegar a doença. Por isso sempre digo, sempre use camisinha, pois hoje só pega AIDS se quiser”, informou. Já o músico Alecsander Ferreira, destacou a necessidade desse trabalho ser feito rotineiramente. “Temos que manter essa idéia continuamente. Informar sempre à população dos riscos de não fazer um sexo seguro, de sempre estar prevenido”.

Nos dias 3 e 6 de dezembro, a Secretaria de Saúde realiza o teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatice C. Os exames, que têm o resultado em cerca de 20 minutos, serão feitos no Centro de Saúde III, localizado no bairro Angari, Orla de Juazeiro.

Por Raphael Leal/Ascom
Prefeitura de Juazeiro
Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *