A 3ª EDIÇÃO DA EXPORFARMA, REALIZADA PELA UNIVASF, ACONTECERÁ ESTA SEMANA

Melhorar a qualidade de vida da comunidade a partir da prevenção. Esta é uma das propostas da Exporfama 2018, feira de saúde do curso de Farmácia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que será realizada na próxima quinta-feira (22), no Campus Sede, em Petrolina (PE).

O evento é aberto ao público em geral e contará com mesas temáticas, palestras e estandes lúdicos, que irão abordar diversas temáticas relacionadas à educação em saúde. A mostra acontecerá das 8h às 17h, na área externa e no auditório da biblioteca.

Em sua terceira edição, o evento é promovido por meio do projeto de extensão “Farmácia para a comunidade: Compartilhando o conhecimento através do festival farmacodrama e a feira Exporfarma”, da disciplina de Morfologia do curso de Farmácia da Univasf, ofertado aos estudantes do 1ª e 2ª semestre, sob a coordenação do professor Bráz José do Nascimento Júnior.

A iniciativa também conta com apoio do Centro Acadêmico de Farmácia (CAF). A organização do evento solicita aos participantes a doação de um quilo de alimento não perecível. As doações serão encaminhadas a instituições assistenciais da região.

Para o professor Bráz José, a Expofarma é importante tanto para a sociedade, quanto para os estudantes da instituição. “Inserir a comunidade na Universidade é algo relevante. É preciso mostrar às pessoas a importância da prevenção, educação e saúde na melhoria de vida”, pontua. De acordo com ele, o evento também é uma forma de proporcionar aos discentes a oportunidade de demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina.

A programação da Expofarma 2018 contará com duas palestras pela manhã. A professora Deuzilane Muniz irá falar sobre o “Uso racional de medicamentos” e a professora Gabriela Lemos abordará a temática “Áreas de atuação do farmacêutico”. À tarde, haverá mesas temáticas, exposição de estandes sobre diferentes assuntos, a exemplo de “Sistema nervoso e uso de drogas”, “Sistema respiratório e tabagismo”, “Sistema reprodutor e doenças sexualmente transmissíveis”, “Sistema digestório e alimentação saudável”, entre outros.