Deputado Odacy Amorim prestigia lançamento do programa Mais Irrigação

O deputado estadual Odacy Amorim, do PT, esteve presente nesta tarde de terça-feira (13 de novembro) na solenidade de lançamento do Programa Mais Irrigação em Brasília, que tem como meta irrigar mais de 500 mil hectares no país atingindo 16 estados brasileiros totalizando investimentos federais de mais de R$ 10 bilhões. O ato comandado pela presidente Dilma Rousseff, contou com a presença de ministros como Fernando Bezerra Coelho, do Ministério da Integração Nacional, que é por onde as ações do Mais Irrigação serão implementadas. Outras autoridades também participaram da solenidade.


Segundo a presidente Dilma, o Mais Irrigação é um dos caminhos para combater os efeitos e acabar com o flagelo da seca no Nordeste. No lançamento, o ministro Fernando Bezerra assinou novamente o termo de implantação da PPP – Parceria Público Privada – para o funcionamento do perímetro irrigado Pontal Sul em Petrolina. Uma nova licitação será aberta.
Segundo o deputado Odacy Amorim, o programa Mais Irrigação lançado por Dilma abrirá as fronteiras agrícolas no país, mas é importante que a população tenha o máximo de transparência sobre a atuação das empresas no funcionamento dos perímetros irrigados como é o caso da região do Vale do São Francisco.


“Por isso mesmo é que estou convocando uma audiência pública na próxima segunda-feira, dia 19, em Petrolina para que todos os envolvidos no assunto estejam esclarecidos como irá funcionar o modelo de PPP nos áreas irrigadas da região de Petrolina. Convidei o ministro Fernando Bezerra para participar, outras autoridades do setor e os colonos e produtores que são os principais interessados nessas mudanças”, disse o parlamentar do PT pernambucano.


A audiência pública que Odacy se referiu acontece através da Comissão de Negócios Municipais da Assembleia Legislativa de Pernambuco e que é presidida por ele e será na próxima segunda, a partir das 10h, na Câmara de Vereadores de Petrolina. No programa Mais Irrigação estão contempladas ações de viabilização de áreas irrigadas na região do São Francisco. Serão melhorados os perímetros Nilo Coelho e Maria Tereza já existentes e a viabilização para que após 10 anos o projeto Pontal Sul comece a produzir.


Ainda nesta lista para promover a irrigação em Petrolina e região estão os projetos Pontal Norte e Canal do Sertão. “Nós queremos que a sociedade participe de todas as ações de implantação do Mais Irrigação em nossa região e que tome conhecimento de como será a sua chegada aqui para que não aconteça o que ocorreu com as famílias da região de Uruás que venderam as terras com valores baixos para ter áreas irrigadas como retorno, mas ganharam outras áreas de sequeiro onde foi implantado o projeto Pontal Sul. Então como parte do Pontal Norte e do Canal do Sertão tem em seus caminhos cerca de 30 mil hectares localizados em comunidades da região de Rajada entre outras localidades da zona de sequeiro de Petrolina, é importante esclarecer e que o povo esteja perto deste debate para não ficar fora como aconteceu com os produtores de Uruas”, explicou Odacy Amorim.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *