“MCLAREN DO CHEFE”: CONHEÇA OS DETALHES DO SUPERCARRO QUE LEVA O NOME DE SENNA

Com cerca de 790 cv e custando em torno de R$ 3,5 milhões, máquina será apresentada ao mundo em 6 de março de 2018, no 88º Salão de Genebra

Por GloboEsporte.com, Woking

A McLaren Senna, o novo supercarro da marca britânica, fará sua estreia oficial em 6 de março de 2018, no 88º Salão Internacional do Automóvel de Genebra. Mas, enquanto isso não acontece, a empresa britânica de Woking revelou mais detalhes da máquina que leva o nome de um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1 e que terá apenas 500 proprietários (ou felizardos). E ah, nem adianta começar a quebrar o cofrinho, pois todas a unidades já estão vendidas.

Fazendo jus ao lendário talento do piloto cujo nome ostenta, a McLaren Senna foi concebida, projetada, e desenvolvida para ser o carro de pista homologado para uso nas ruas definitivo da McLaren. Com 789 cv e 800Nm (590lb ft) gerados por um V8 biturbo 4.0 – o motor de combustão interna mais potente já colocado pela McLaren em um carro de passeio – e a capacidade de gerar incríveis 800 kg de downforce, a McLaren Senna, de 1.198kg oferece a maior conexão possível entre o piloto e o carro.

McLaren Senna (Foto: McLaren/ Divulgação/ RF1)

McLaren Senna (Foto: McLaren/ Divulgação/ RF1)

O desempenho é de tirar o fôlego. A McLaren Senna acelera de 0 a 100km/h em 2,8 segundos; 0-200km/h são atingidos em apenas 6,8 segundos e um quarto de milha (402m), partindo da inércia, é coberto em apenas 9,9 segundos.

Mas por mais que a aceleração em linha reta e a velocidade máxima de 340 km/h sejam impressionantes, a verdadeira profundidades das credenciais de performance da nova Ultimate Series McLaren se revela quando ela usa a downforce (pressão aerodinâmica) de até 800kg em um circuito, enfrentando o cronômetro.

– A McLaren Senna é um carro diferente de qualquer outro; a personificação do DNA automobilístico da McLaren, homologada para uso nas ruas, mas projetada e desenvolvida desde o início para se destacar nos circuitos. Todos os elementos desta são totalmente focados em performance, ajustados para garantir a conexão mais pura possível entre piloto e máquina, e oferecer a experiência de pista definitiva, da forma que só a McLaren é capaz – diz Mike Flewitt, Chief Executive Officer, McLaren Automotive

McLaren Senna terá 800kg de downforce a 250km/h (Foto: McLaren/ Divulgação/ RF1)

McLaren Senna terá 800kg de downforce a 250km/h (Foto: McLaren/ Divulgação/ RF1)

A McLaren Senna combina pouco peso, potência extrema, excelência aerodinâmica e um sistema revolucionário de suspensão ativa, para oferecer a experiência mais reativa e cativante até hoje com um carro de passeio da fabricante britânica de carros esporte e supercarros de luxo. O chassi de fibra de carbono Monocage III e painéis da carroceria em fibra de carbono são essenciais para fazer da McLaren Senna o carro de rua mais leve construído pela McLaren desde a icônica F1, com 1.198kg, resultando em uma razão potência/peso de 668PS (659 cv) por tonelada.

– A McLaren Senna honra o meu tio por ser absolutamente focada no piloto e em sua conexão total com o veículo. Esse engajamento, essas pistas sensoriais às quais o motorista responde e das quais ele depende, toda a experiência imersiva, estiveram no centro do desenvolvimento desde o início – diz Bruno Senna, piloto profissional, sobrinho de Ayrton Senna e embaixador McLaren.

McLaren Senna interior (Foto: McLaren/ Divulgação/ RF1)

McLaren Senna interior (Foto: McLaren/ Divulgação/ RF1)

O preço da McLaren Senna é £750,000 incluindo impostos (Reino Unido), cerca de R$ 3,5 milhões. Com um tempo de produção de 300 horas por carro, apenas 500 serão fabricadas no McLaren Production Center, em Woking, Surrey, Inglaterra. Todas já foram alocadas a compradores. A última reserva restante foi leiloada em dezembro de 2017, em um evento particular para clientes da McLaren. O lance vencedor foi de £2 milhões (cerca de R$ 9 milhões), com os lucros sendo revertidos ao Instituto Ayrton Senna.

– A linguagem de design da McLaren Senna é extremamente agressiva e diferente da de qualquer McLaren anterior – porque nenhuma outra McLaren legalizada para uso nas ruas teve que atender a critérios tão exigentes. Quando vê o carro pela primeira vez, você nota imediatamente como ele tem um foco específico; para cumprir as metas de desempenho, nós tivemos que ir muito além até mesmo da McLaren P1 – explicou Rob Melville, Diretor de Design da McLaren Automotive.

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