Secretário de Juazeiro contribui com a elaboração de Carta de Intenção para melhoria das licenciaturas

 

No último sábado (10), o secretário de Educação e Esportes de Juazeiro, Clériston Andrade, participou do Grupo de Trabalho que elaborou uma Carta de Intenção para melhoria da formação dos professores no Vale do São Francisco. A ação fez parte da programação do I Fórum Regional das Licenciaturas – que aconteceu no auditório de Multi Eventos da Univasf de 08 a 10 de novembro – e os resultados serão encaminhados às Instituições de Ensino Superior (IES), assim como auxiliarão na busca por representação regional na Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE).


De acordo com a coordenadora geral do evento, Maéve Mello, o grupo de trabalho do sábado foi bastante rico e importante, visto que foi o momento das IES escutarem as demandas e dificuldades da rede pública de ensino. “Estabelecemos o diálogo entre as universidades, secretarias de educação e professores. A partir deste ponto vamos repensar a formação inicial dos docentes, levando em consideração a realidade vivenciada nas escolas. Vamos trabalhar o novo perfil do professor e esperamos que este futuro profissional saia mais preparado para, de fato, contribuir com a aprendizagem dos alunos”, destacou Maéve.


Na avaliação do secretário municipal a iniciativa foi acertada. “Ainda temos algumas dificuldades de demanda profissional na rede e esses obstáculos não podem acarretar prejuízo pedagógico para os alunos. Portanto, o fato das instituições responsáveis pela formação inicial do professor estarem abertas a nos ouvir e a essa troca de experiências é um diferencial. A formação continuada que nós oferecemos em Juazeiro, por si só, muitas vezes não é capaz de suprir essa dificuldade formativa, então esse diálogo veio em um bom momento”.


Participaram do Grupo de Trabalho os representantes das IES, professores, estudantes, secretários municipais e enviados das secretarias dos governos estaduais (Bahia e Pernambuco). Todos colocaram suas demandas e principais dificuldades encontradas pelo docente ao se deparar com o mercado de trabalho. Entre os destaques ficaram: o déficit das redes públicas de professores de áreas específicas, como artes e matemática; a necessidade de valorização da figura do educador; a pouca oferta de mestrados e especializações; número ainda grande de professores não licenciados e dificuldade das universidades em lidar com o desenvolvimento das habilidades e competências deste profissional.


Essas colocações e demais reivindicações constam na Carta de Intenção de domínio público, que será utilizada para dar novos rumos à formação inicial do professor. “O documento representa o compromisso dos envolvidos. As perspectivas são boas e esperamos que os frutos sejam ainda melhores, pois educação de qualidade só se faz com bons professores. Por isso a gente se envolve e preza por estes avanços”, ratificou Clériston Andrade.


 

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