A fabricação em São Bernardo do Campo (SP) se deu entre 1959 e 1996, quando o modelo saiu de linha. Porém, houve um intervalo de sete anos entre 1986 e 1993 em que o sedã deixou de ser produzido. Ao todo foram vendidas 3,1 milhões de unidades do Fusca, que permaneceu 24 anos na liderança das vendas de automóveis no País, entre 1959 e 1982.
A fabricação no Brasil foi oficializada no dia 20 de janeiro de 1959, daí a escolha dessa data, embora a produção tenha se iniciado na verdade semanas antes. E desde 1996, o dia 20 de janeiro é considerado pelo calendário oficial de eventos da prefeitura de São Paulo o dia do Fusca.
O retorno
Em 1986, o Fusca deixou de ser fabricado, deixando muitos órfãos. Após sete anos longe do mercado, o modelo voltou a ser produzido em 1993 por solicitação do então presidente Itamar Franco – dando origem ao famoso Fusca Itamar, que foi fabricado até 1996, quando o Fusca deixou de ser fabricado definitivamente. Com base no Fusca, surgiram vários modelos, como a Brasília, o esportivo SP2 e o TL. O nome ressurgiu em 2012, quando a terceira geração do Beetle passou a se chamar Fusca.
Mas o Fusca também teve algumas versões emblemáticas, como o “Cornowagen” de 1965 (com teto solar), o “Bizorrão” ou “Super Fuscão” de 1975, o “Fafá de Belém” de 1979 e o modelo de despedida, a Série Ouro, de 1996.
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