Escola de Petrolina reúne pais e alunos para assistir ao filme Gonzaga, de pai pra filho

O filme Gonzaga, de pai pra filho, que vem emocionando o Brasil com a história da relação entre o sanfoneiro Luiz Gonzaga (1912-1989) e seu filho, o cantor e compositor Gonzaguinha (1945-1991), teve em Petrolina, no último final de semana, uma sessão bastante movimentada.

O cinema do River Shopping ficou pequeno para os alunos das turmas do 2º ano do Ensino Fundamental do Vivência Centro Educacional, que foram conferir, na companhia dos pais e professores, as alegrias e tristezas de um amor que venceu o medo e o preconceito e resistiu à distância e ao esquecimento.

O longa, dirigido por Breno Silveira com um grande elenco, onde se destacam Chambinho do Acordeon, Julio Andrade, Nanda Costa e Adélio Lima, foi acompanhado com muita atenção pelos alunos e os pais, que vibraram ao som do baião, xote, xaxado e canções de protesto, e se emocionaram com o drama familiar de Gonzagão e Gonzaguinha.

Para o bancário Hugo Moura pai da aluna Camila Moura, o filme além de mostrar a relação de altos e baixos, entre pai e filho, também resgata a história de superação de um nordestino “que sai do sertão pernambucano só com a coragem e a cara e consegue a admiração e o respeito de toda a nação brasileira”. Já a pequena Camila completa o raciocínio do pai, acrescentando que amou a sessão. “Me diverti muito com os colegas, achei engraçado o anão e o sapateiro que tocam com Luiz Gonzaga e adorei as músicas”.

Segundo a coordenadora pedagógica do Vivência, Maria Conceição Souza, a sessão de cinema faz parte do projeto Luiz Gonzaga 100 Anos de Amor ao Sertão, que vem trabalhando com os alunos, desde o início do ano letivo, a vida e a obra do Rei do Baião, 

“Oportunizamos inicialmente a compreensão e interpretação dos sentimentos e costumes do povo nordestino, a partir das músicas e letras de Luiz Gonzaga. O passo seguinte foi a publicação do Minidicionário do Gonzagão, que veio a complementar o entendimento dos alunos através da oferta de significados para muitos dos termos, palavras e gírias utilizadas pelo Rei do Baião em sua rica e vasta obra”.

De acordo com a coordenadora, o projeto também possibilitou aos alunos uma visita ao Museu do Gonzagão, em Exu – cidade onde nasceu o homenageado, e vem realizando mensalmente uma série de mesas redondas e palestras com artistas, poetas e pesquisadores da obra e da vida do Pernambucano do Século XX, Luiz Gonzaga do Nascimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *