O Governo de Pernambuco retirou o termo crime passional dos Boletins de Ocorrência registrados nos Estados. As ocorrências, desde setembro, passaram a constar como feminicídio, classificado como crime hediondo. Com a medida, as mulheres vítimas de crimes violentos letais intencionais, pela condição de ser mulher, passaram a entrar no registro do Sistema de Mortalidade de Interesse Policial (SIMIP) da Secretaria de Defesa Social (SDS).
Para a secretária estadual da Mulher, Sílvia Cordeiro, o enfrentamento à violência contra o gênero precisa do engajamento de todos. “Dando continuidade ao reconhecido trabalho do ex-governador Eduardo Campos, o governador Paulo Câmara está conseguindo fazer com que Pernambuco seja um Estado bom e seguro para as mulheres viver, trabalhar e ter liberdade. Mas essa delegacia só terá uma força importante e estratégica se os municípios desenvolverem em parceria políticas públicas de conscientização e acolhimento”, registrou.
Representando as mulheres da região, a poetisa Elemilda Amaral deixou sua mensagem em versos que clamam por respeito e igualdade. “A mulher vem aos poucos conquistando seu espaço na sociedade. Nossa luta vem se fortalecendo, só queremos respeito e igualdade. E que se exerça de fato e de direito o que sonhamos ser nossa liberdade. Hoje, o avanço confirmamos dentre as lutas travadas dia a dia. E esse prédio que está sendo inaugurado, para a mulher representa a garantia de que, se preciso, tem onde recorrer. Afogados já tem delegacia”, declamou.
Participaram do ato também os secretários estaduais João Campos (Chefe de Gabinete), Antônio Figueira (Assessoria Especial) e Wellington Batista (Agricultura e Reforma Agrária); os deputados federais Gonzaga Patriota e Danilo Cabral; além dos prefeitos Anchieta Patriota (Carnaíba), Lino Morais (Ingazeira), Zeinha Torres (Iguaracy) e Djalma da Padaria (Solidão). Estiverem presentes ainda ex-prefeitos, vereadores e outras autoridades políticas da região.
Prestigiaram também a inauguração a gestora do Departamento de Polícia da Mulher, a delegada Gleide Ângelo; o diretor de Polícia do Interior, Flávio Moraes; o sub-chefe da Polícia Civil, Nehemias Falcão; o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Cunha; a gerente geral da Polícia Científica, Sandra Santos.