Prefeitura promove mutirão de limpeza para controle da dengue em Abóbora

No último final de semana, a Secretaria de Saúde de Juazeiro através das equipes do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde (Necom), de endemias e da Saúde da Família (ESF) realizaram mutirão de limpeza no distrito de Abóbora para controle do aedes aegypti. Asoficinas para dar continuidade à confecção de capas de nylon que servirão para cobrir tonéis e caixas d´água também aconteceram para reforçar a ação. O trabalho foi fortalecido com a participação da equipe da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) que com caçambas e o auxilio de máquinas intensificaram a limpeza no Distrito. O mutirão de limpeza contou com a participação dos moradores de Abóbora que juntamente com a equipe de limpeza e saúde saíram pelas ruas recolhendo lixo, sucatas e recipientes que podem acumular água e gerar focos do mosquito. Durante a visita dos profissionais de saúde as residências, orientações foram dadas para redução da infestação do mosquito na região, agentes de endemias realizaram controle químico, preenchimento de fichas de notificação e colocação – quando necessário – de capas de nylon, feitas pela comunidade em parceria com a Saúde.

 

“Estou muito satisfeita com a prefeitura”, foi o que disse a aposentada Luzia Messias de Jesus, 60 anos. “Nunca tive dengue e os agentes encontraram dois focos do mosquito na minha casa. Toda limpeza já foi feita e periodicamente eles me visitam para fazer a revisão da situação. Moro aqui há sete anos e é a primeira vez que vejo um mutirão assim. O foco do mosquito está grande por aqui e esta parceria é muito importante”, disse.

 

Para a adolescente de 12 anos, Sátira Cândido, o mutirão facilita a limpeza e alerta as famílias para prevenção da dengue. “Tenho muito medo da dengue. Minha mãe sempre chama atenção de todos para os devidos cuidados. Os profissionais da prefeitura nos ajudam muito, pois recolhem o lixo e observam toda a casa para ver se tem algum foco da doença”, comentou.

 

A dona de casa Sônia Magali de Souza, 43 anos, está mais tranqüila depois da visita dos profissionais. ”Há 15 dias os agentes de endemias visitaram minha casa e encontraram foco do mosquito. Recebi as dicas necessárias e a limpeza dos tonéis foi feita. Minha filha agora está com suspeita de dengue e mais uma vez recebi total atenção. Estou muito feliz com a recepção da Equipe de Saúde da Família que já encaminhou minha filha à unidade para avaliação e agora é só aguardar o atendimento”, falou aliviada.

 

De acordo com o coordenador de Educação em Saúde, Francisco de Assis, o mutirão será realizado quinzenalmente como forma de reduzir os focos do mosquito em Abóbora e chamar atenção da comunidade para a prevenção e promoção à saúde. “O índice de infestação do mosquito está alto na localidade. Na última pesquisa feita em dezembro do ano passado foi apontado um índice de 8,4%, quando o Ministério da Saúde recomenda como aceitável até 1%”, informou.

 

Semana passada estudantes da comunidade local assistiram palestras educativas, relembrou o coordenador, que acrescenta ainda que o mutirão em Abóbora será mantido para que Juazeiro permaneça longe de uma epidemia. “Os esforços continuarão. Tanto os agentes de endemias, como a Equipe de Saúde da Família e do Necom darão prosseguimento ao trabalho. A atenção continuará redobrada. Estamos recebendo o apoio dos moradores e isso é muito importante, pois a luta contra a dengue precisa da participação de todos”, concluiu Assis.

 

 Vânia Castro – assessoria de imprensa/ SESAU

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *