FUNCIONÁRIA DA CHESF ENTRA COM AÇÃO POPULAR CONTRA A PRIVATIZAÇÃO

A gestora ambiental e acionista minoritária da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), Zeneide Cysneiros, ajuizou uma ação popular na última sexta-feira (22) uma ação popular na 2ª vara Federal de Pernambuco contra a privatização do sistema Eletrobras e da Chesf.

A ação está nas mãos do juiz federal Francisco Alves dos Santos Júnior e vai decidir ainda nesta semana o pedido de tutela de urgência para suspender os efeitos da consulta pública realizada pelo Ministério de Minas e Energias, o que poderá paralisar o processo de privatização.

No processo ainda alega que o desvio de finalidade do ato de privatização, que seria para fazer caixa para fechar a meta fiscal e não reestruturar o setor elétrico estratégico nacionalmente, o que viciaria também a privatização.

Zeneide Cysneiros é assessorada juridicamente pela equipe jurídica do ex-socialista Antônio Campos, que está advogando para as federações e associações dos funcionários do setor elétrico. Essa é a primeira ação judicial sobre a privatização no Estado. Antes, as federações tinham representado perante o Ministério Público Federal (MPF) a abertura de inquérito civil e solicitando a intervenção do caso por parte do Ministério Público.

O irmão do ex-governado Eduardo campos já havia lançado uma petição no dia 28 de agosto à Justiça Federal de Brasília (DF) para tentar barrar a privatização da Eletrobras. Na ocasião, Antônio afirmou que a transferência da estatal para o domínio da iniciativa privada é uma “pedalada elétrica”. No entanto, ainda não houve nenhum resultado de sua ação.

Ne10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *