Home / Sem categoria / Durante abertura da 1ª Agropec Bahia, secretário de Agricultura, Eduardo Salles, fala sobre importância do PAC do Semiárido

Durante abertura da 1ª Agropec Bahia, secretário de Agricultura, Eduardo Salles, fala sobre importância do PAC do Semiárido

Salles também defendeu a construção de armazéns “pulmões” nas regiões produtoras de grãos do nordeste para a compra e estocagem

“Estamos querendo aproveitar este momento de dificuldade para sensibilizar o Governo Federal para implantar um PAC do Semiárido” afirmou o secretário Estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, nesta terça-feira (18), na cerimônia de abertura da primeira edição da Agropec Bahia (Agropecuária do século XXI), que está sendo realizada no Hotel Pestana, em Salvador, e será encerrada nesta quarta-feira (19).

Ciente da importância de um PAC direcionado a viabilizar ações voltadas para estruturar o semiárido, a Seagri tem solicitado sua viabilização à presidente Dilma Rousseff.

Durante o evento, o secretário também defendeu a construção de armazéns “pulmões” nas regiões produtoras de grãos do Nordeste para a compra e estocagem, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em momentos de preços subsidiados para venda em situações como a atual (preços altos e déficit de grãos), ao invés de necessitarmos trazer milho do Centro Oeste neste momento, fato que não tem acontecido na velocidade necessária por falta de condições de logística (carreta para transportar os grãos). A ideia, ainda, é a construção de dezenas de armazéns menores distribuídos em todas as regiões dos estados brasileiros para facilitar a compra pelo produtor próximo as zonas produtoras.

O secretário fez questão também de elogiar a iniciativa do evento, que é organizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB) em parceria com a Seagri. “A Agropec já nasceu grande. Fico feliz em ver as associações de diversos segmentos, representantes, produtores, engenheiros agrônomos e lideranças políticas juntos em um grande evento como este. A grade de palestras é excelente e os profissionais altamente capacitados”, disse Eduardo.

O evento

A 1ª Agropec atraiu cerca de 1200 agropecuaristas do estado para discutir a produção agropecuária dos próximos anos, tendências e os principais avanços tecnológicos e científicos do setor.
O presidente da FAEB, João Martins, mostrou-se surpreso com o público presente e fez elogios para os agricultores. “Até o momento tivemos mais de 1200 inscrições para nosso congresso. Isso mostra que juntos podemos fazer a diferença e principalmente que o produtor rural está buscando conhecimento, buscando capacitação para priorizar e melhorar a sua produção”, afirmou Martins.

Convênio

Para dar início aos agronegócios que poderão ser concretizados no Congresso, o presidente da FAEB assinou a renovação do convênio de parceria entre a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia e a Embrapa de Gado e Corte para a manutenção do Programa de Práticas Agropecuárias para Bovino de Corte, que tem como objetivo criar diretrizes para o sistema de produção de carne no estado. Tais normas regulamentam o manejo, as condições sanitárias o pré e o pós-abate do animal. O secretário Eduardo Salles assinou como testemunha.

De acordo com o chefe geral da Embrapa de Gado e Corte, Cléber Oliveira Soares, a renovação do convênio irá proporcionar um aumento na produção de carne do estado. “Com estas diretrizes, iremos otimizar a produção de carne bovina no estado gerando um aumento de até 30%. Estas normas também irão adequar a qualidade da carne a um nível superior, podendo chegar a nível de exportação” explicou Cléber.

Cartão do Produtor – CNA Card

Durante a Agropec foi o lançamento do CNA Card, que tem como objetivo facilitar a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV), além do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e notas fiscais via internet. O projeto usa como suporte o banco de dados da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e é realizado em parceria com a FAEB e a Seagri.

De acordo com o idealizador do projeto, Décio Coutinho, a idéia é facilitar a vida do agricultor familiar, evitando as burocracias e difundindo o serviço pela internet. “Com o CNA Card, o agricultor não vai precisar ir a Adab para retirar a sua GTA ou PVT. Ele poderá fazer tudo online, inclusive o pagamento das taxas. Isso irá ajudar em muito o produtor”, explicou Coutinho.

Articulação

A Agropec 2012 mostrou-se grande na capacidade de articulação de seus palestrantes e conseguiu trazer para Salvador dois ex-ministros da Agricultura para falarem sobre temas diversos na cerimônia de abertura.

O ex-ministro Roberto Rodrigues (gestão 2003-2006) palestrou sobre o Cenário da Competitividade Mundial da Agropecuária e fez questão de ressaltar a condição favorável e importância da Bahia na agropecuária nacional. “A Bahia tem três grandes vantagens competitivas: terras disponíveis, produtores eficientes e domínio da tecnologia tropical, que é altamente sustentável. Se souber aproveitar isso, consequentemente se tornará uma das maiores potências mundiais em agricultura”, discursou Rodrigues.

Outro ex-ministro da Agricultura que também palestrou no evento foi o engenheiro agrônomo Luis Carlos Guedes Pinto (2006-2007), que debateu o tema “Expectativa do Mercado Internacional de Carnes”. Segundo ele, o principal desafio da Bahia na pecuária é tentar alcançar os padrões internacionais. “A Bahia tem como principal desafio na pecuária é tentar igualar os padrões internacionais e de exportação. Podemos tomar como exemplo os estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que estão bem avançados nesta questão” avaliou Guedes.


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *