O coordenador do Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de Juazeiro, Josewilson Souza, participou do Programa Bastidores da Notícia quando falou sobre o prazo de inscrições do programa que encerra na próxima sexta-feira (18).
O BPC é a garantia de um salário-mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou ao cidadão com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.
A medida fortalece e amplia o acesso a rede socioasistencial. A partir de agora, os beneficiários deverão procurar os Centros de Referência de Assistência Social – Cras para solicitar o benefício. “Aqui em Juazeiro temos 5 Cras, nosso objetivo é contemplar as pessoas que não tenham condições e pretendemos contemplar pelo menos 20 famílias”, disse Josewilson.
Ainda assim, ele falou que a prefeitura de Juazeiro esteve representada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade de Juazeiro (SEDES) em Salvador na capacitação “BPC NA ESCOLA”.
“O Programa BPC na Escola faz o acompanhamento e monitoramento do acesso e permanência na escola dos beneficiários do Benefício da Prestação Continuada da Assistência Social. A gestão municipal de Juazeiro tem se preocupado com o constante melhoramento do atendimento ao usuário”.
Durante o evento foram discutidos os avanços nas políticas públicas direcionadas às pessoas com deficiência e foram desenvolvidas oficinas, dinâmicas de grupo, palestras e debates.
Por fim, ele falou sobre a acessibilidade aos ônibus coletivos na cidade. “Já estamos discutindo com o Secretário Damião Medrado e estamos vendo um meio de pelo menos melhorar essa situação em Juazeiro, temos inúmeras barreiras com relação a isso, não só nos transportes, nas lanchonetes, restaurantes, entre outros”, concluiu.
Da Redação/BlogQSP






