JAPÃO MARCA 72 ANOS DA BOMBA DE HIROSHIMA, MAS NÃO ASSINA TRATADO ANTI-NUCLEAR

Os 72 anos da explosão de bomba atômica em Hiroshima é lembrado neste domingo (6) no Japão com a execução do memorial anual realizado para marcar a data. Segundo informações do jornal japonês Japan Times, a cerimônia ocorre no Parque Memorial da Paz, um mês depois da adesão de 122 membros das Nações Unidas a um tratado que pela primeira vez se dedica ao banimento de armas nucleares.

O documento cita o “inaceitável sofrimento” vivenciado pelos sobreviventes da explosão da bomba em Hiroshima e Nagasaki, que resultou em mais de 200 mil mortos em 1945. O Japão, no entanto, assim como outros países atualmente no “guarda-chuva nuclear” dos Estados Unidos (aliança que prevê proteção mútua com armas nucleares e inclui outros países, como Austrália e Coreia do Sul), não aderiu ao tratado.

O primeiro ministro japonês, Shinzo Abe, evitou mencionar o acordo em seu discurso durante a cerimônia. “Para nós, pretender de fato um mundo sem armas nucleares, é necessária a participação tanto de Estados com armas nucleares, quanto os que não as possuem”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *