O Deputado Crisostomo Lima, conhecido popularmente como Zó (PCdoB), participou nesta manhã (31) do Programa Bastidores da Notícia e avaliou a conjuntura política do Brasil e chamou a atenção das autoridades políticas para dar mais atenção ao Rio São Francisco. Ainda assim, ele falou sobre o plano de Aposentadoria do servidor do estado da Bahia.
“O papel do presidente Michele Temer já foi cumprido, foi muito rápido, mais ele já fez o que tinha de fazer. Se ele fosse mais inteligente, ele teria deixado as reformas esticar um pouco mais. Eu acredito que tem que tirar Michel e colocar outro, se for para fazer as eleições diretas vamos fazer, mais do jeito que está não pode continuar”.
Sobre a possibilidade do PCdoB caminhar junto com o DEM em Salvador, ele descartou. “Isso não existe, não temos alinhamento de jeito nenhum neste sentindo, o nosso alinhamento é com o Governador Rui Costa e a nível nacional é com o PT, mais com o DEM não existe”.
Por outro lado, ele chamou a atenção das autoridades políticas para a Revitalização do Rio São Francisco. “Vamos visitar as assembléias de outros estados, a ideia é chamar as comissões do meio ambiente, parece que o Rio é mais da Bahia do que os outros estados. O rio precisa de recurso para a sua revitalização, o Senador Otto Alencar já conseguiu R$ 600 milhões e depois conseguiu mais R$ 300 milhões, então os demais senadores têm que ir buscar recursos também, o Rio passa por vários estados e não é só na Bahia”, disse.
“Sabemos que a situação do Rio é uma tragédia anunciada, quando os ambientalistas vinham falando a gente achava que era conversa e a gente não cuidou. O Rio São Francisco é tudo para Juazeiro e as cidades circunvizinhas, é o grande vetor da nossa economia”, acrescentou.
Por fim, ele falou sobre o projeto de aposentadoria do servidor do estado da Bahia que tramita na assembléia. “Com a história da reforma da previdência os servidores estão tudo correndo para se aposentar e isso tem dado um volume muito grande no pedido de aposentadoria e devido a isso a demora aumenta a cada dia e com este projeto estamos pedindo celeridade no andamento e que o governo do estado tenha até 120 dias para analisar”, informou.
