PRODUTOR SÓ VAI PAGAR 5% DO QUE DEVE E AINDA TERÁ DIREITO A NOVOS EMPRÉSTIMOS
O presidente da Associação dos Fruticultores do Perímetro Irrigado de Curaçá – Afrupec Joseval Barbosa, o Gerente Geral do Banco do Nordeste – BNB em Juazeiro Vanielson Nascimento e o Agente de Desenvolvimento da instituição Jorge Murilo, estiveram participando ontem (11) do Programa Bastidores de Farnésio Silva (Tropical Sat), ocasião em que falaram da renegociação das dívidas dos trabalhadores rurais, anunciada pelo governo federal.
A Medida provisória 733 da renegociação das dívidas dos produtores rurais, editada no dia 14 de junho de 2016, se transformou na lei 3340 e foi regulamentado pelo presidente Michel Temer. Joseval Barbosa disse que Governo Federal estabeleceu condições pelas quais os agricultores poderão quitar ou renegociar as operações de crédito rural contratadas até 31 de dezembro de 2011, mais infelizmente os produtores não estão procurando a agência do Banco do Nordeste para quitar as suas dívidas.
“Estamos chamando a atenção dos produtores para comparecer as agências do Banco do Nordeste e quitar as suas dívidas, mais funcionários já foram contratados e o produtor quando chega ao banco na maioria dos casos conseguem resolver no mesmo dia. Essa lei não será prorrogada, depois que for encerrado o prazo uma nova lei será criada. O agricultor vai pagar até 5% da dívida e de 2007 a diante os descontos chegam até 50%”, alertou Joseval.
Por sua vez, o Gerente Geral do BNB em Juazeiro Vanielson Nascimento, ressaltou que o Banco do Nordeste é um fomentador do desenvolvimento e que o banco tem interesse em que o produtor tenha acesso ao crédito. “Tem gente que tem dívida e que se liquida com menos de R$ 100 reais, um valor tão baixo. Os produtores poderão ir à agência e liquidar as suas dívidas ou pode propor a renegociação também”, informou.
O Agente de Desenvolvimento do BNB Jorge Murilo disse que toda semana novas estratégias são feitas para atrair os produtores a procurarem a agência do BNB. “Toda semana a gente reúne para novas estratégias, hoje mesmo vamos entregar nas mãos dos produtores os boletos. Muita gente deixa para procurar no último dia, teve um caso mesmo que a pessoa foi no último dia e seu carro quebrou e não deu tempo de quitar a dívida. Praticamente estamos somente com 6 meses para cumprir os prazos e liquidar as suas dívidas, portanto é importante que os produtores procurem a agência”, concluiu.
Da Redação/BlogQSP