Aumenta o número de reclamações da população contra a Compesa

 

Na Ouvidoria da Agência Reguladora do Município de Petrolina (Armup), o número de reclamações contra a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), no primeiro semestre de 2012 já é quase o mesmo em relação ao total do ano de 2011. De janeiro a dezembro de 2011, foram 1.078 solicitações de usuários à Agência Reguladora contra 1.023 feitas até agora, somente no primeiro semestre deste ano.

A população recorre à Armup quando não consegue resolver o seu pleito junto à Compesa. São uma ouvidora e três fiscais para atender às inúmeras reclamações diárias feitas através do teleatendimento, a partir dos números para ligação gratuita 0800 2812479 ou pelo telefone de reclamação da Ouvidoria Geral da Prefeitura (número 156), pelo balcão de atendimento na sede da Armup e pela internet, no endereço eletrônicoouvidoriaarmup@gmail.com

Os principais procedimentos fiscalizados pela Armup são o controle de qualidade da água, pressão e continuidade do abastecimento e adequação dos serviços técnicos operacionais e sistema de esgotamento sanitário, este último recordista de queixas mais comuns da comunidade. Os bairros recordistas em reclamações são: José e Maria, Vila Eduardo, Quati I e II e Maria Auxiliadora. Segundo a moradora do Quati II, Raíra Mascarenhas, a Compesa fez uma recuperação da rede de água e depois de meses, a reposição de pavimentos ainda não foi executada. “Liguei várias vezes para a Compesa para vir resolver o problema dos buracos que deixaram abertos. Com todas as reclamações protocoladas, recorri à Armup para solicitar o reparo”, declarou. Reclamações assim são feitas diariamente pelos usuários para a Agência Reguladora, que faz a fiscalização junto à Compesa para que o serviço seja executado.

A ouvidora da Armup, Maria Dijane de Araújo Silva, reforça que é preciso que a população tenha conhecimento do trabalho prestado pela Armup para que seja cobrada a execução dos serviços de esgotamento sanitário e recuperação dos pavimentos. “Nós atuamos órgão fiscalizador para a resolução desses conflitos, na prestação de serviços à população em relação aos pleitos não-atendidos pela Compesa,” explicou. “A notificação e aplicação de multas só são feitas quando vamos até o local reclamado, enviamos ofícios e relatórios e não é tomada a devida providência para a resolução do problema”, complementou Maria Dijane. Ela reforçou ainda que os canais de reclamação para que a população possa fazer denúncias são os números de telefone 0800 2812479, o número 156 e endereço eletrônico ouvidoriaarmup@gmail.com, além de forma presencial, no Balcão da Armup, localizada no Centro de Convenções.

 

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