Os servidores técnicos administrativos da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) suspenderam as atividades desde ontem (26) até sexta-feira (30), em todos os 29 departamentos da instituição na Bahia, de acordo com Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest).
Segundo a categoria, a paralisação deixa os portões fechados e a universidade sem aulas. Em nota, a Uneb afirmou que tem “postura de abertura ao diálogo” e “constante empenho na busca por melhores alternativas de qualificação do trabalho, bem como de estímulo à defesa do patrimônio público e à atuação de todos os servidores”. A universidade também diz que serão feitos ao calendário acadêmico todos os ajustes necessários de modo a garantir o cumprimento integral do semestre acadêmico em curso.
O presidente do Sintest, Firmino Júlio de Oliveira Filho, diz que só serão mantidos serviços essenciais, como atendimentos médicos e psicológicos, além de bancas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Os servidores pedem progressões e promoções relativas ao ano passado, extensão de carga horária de 30h para 40h, aumento do auxílio-alimentação e reajuste linear dos salários.
A Reitoria da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) também afirma que tem posicionamento favorável ao atendimento de todas as demandas apresentadas pelo servidores técnico-administrativos e reafirma a legitimidade das pautas apresentadas, na busca por melhores condições de trabalho. (G1-BA)