Atendendo uma reivindicação feita através do superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Emanoel Lima, ao presidente da Companhia, Elmo Vaz, a cidade de Jacobina vai contar com um escritório de apoio técnico da instituição na cidade.
A afirmação foi feita pelo superintendente após uma videoconferência realizada esta semana entre a sede em Brasília e a superintendência em Juazeiro.
O motivo seria uma maior participação da companhia na região centro norte baiano, que envolve as cidades de Miguel Calmon, Caém, Mirangaba, Umburanas, Ourolândia, Várzea Nova e Morro do Chapéu.
Na Bahia, a Codevasf já possui escritórios de apoio técnico nas cidades de Barreiras, Guanambi, Irecê, Santa Maria da Vitória e Paulo Afonso. Com a instalação do escritório em Jacobina, o superintendente Emanoel Lima acredita que a companhia vai poder trabalhar mais efetivamente e conjuntamente com as comunidades da região, através desse ponto de referência, prestando assim um serviço mais eficiente e de melhor qualidade.
O município de Jacobina, situado a 330 Km de Salvador, possui hoje uma população estimada de mais de 79 mil habitantes. Conhecida como “Cidade do Ouro” e “Princesinha do Sertão”, devido à herança das minas de ouro que atraíram os Bandeirantes no século XVII, a cidade possui quatro distritos e 22 povoados, e a agropecuária é a principal fonte de renda, aliada a exploração e comercialização de metais preciosos. A cidade é banhada pelos rios Itapicuru-mirim e Rio do Ouro.