CIA BIRUTA ENCERRA MOSTRA DE ANIVERSÁRIO COM HOMENAGEM NA CASA PLÍNIO AMORIM

A Cia Biruta de Teatro encerrou sua mostra de aniversário no último domingo, com uma roda de conversa no Território Quilombola Águas do Velo Chico, em Orocó, PE, mas a festa não parou por aí. Nesta terça-feira (30), o grupo foi homenageado com uma Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Petrolina, apresentada em requerimento do vereador Gilmar Santos (PT/PE).

Na seção, o vereador elogiou o grupo teatral por sua contribuição para o cenário cultural local, “Em 9 anos esse grupo tem assumido imenso compromisso com a produção cultural/teatral no nosso município e região. São artistas da periferia, engajados e identificados com as lutas daqueles que buscam mais democracia e justiça social na nossa sociedade. Fica aqui nosso aplauso e compromisso de lutar para que o Poder Público Municipal assuma efetivamente a luta dos nossos artistas”, frisou o parlamentar.

“É gratificante saber que o público se sentiu acolhido nesse projeto. Ficamos honrados em ter o nosso trabalho e arte reconhecidos por um parlamentar que vem se mostrando um defensor da cultura e das políticas públicas da nossa cidade. É muito importante ter alguém que reforce a nossa luta pela democracia cultural em Petrolina”, disse AntônioVeronaldo, co-fundador do grupo teatral, sobre a homenagem recebida na Câmara de Vereadores.

Ao longo do mês de maio, a Cia Biruta realizou uma série de atividades para marcar a celebração dos seus 9 anos, comemorado oficialmente no dia 03 de maio. A programação da “Mostra Biruta 9 anos” contou exposição, rodas de conversa, apresentações teatrais, sarau, e contação de histórias. Ações intrinsecamente ligadas à trajetória do grupo e ao papel que desempenha no fortalecimento do teatro desenvolvido na região.

A atriz e também co-fundadora da Cia Biruta, Cristiane Crispim, comentou o encerramento da mostra.  “Nesses 20 dias de comemorações tivemos momentos de muita cumplicidade e companheirismo, além de oportunizar acesso à cultura, experimentar poéticas, voltar nosso olhar para quem somos, atuar para nossas comunidades, descentralizar os bens culturais e ir fundo em questões problemáticas de nossa sociedade”, avaliou a artista.

Cia Biruta de Teatro

No catálogo de espetáculos já encenados pelo grupo estão as montagens de “Maria Minhoca”, “O Mágico de Oz”, que fez a companhia ficar conhecida no Vale do São Francisco e em outras regiões, “História de Cascudo”, “Pinóquio” e “Cenas Ribeirinhas”, um experimento de pesquisa que, segundo Veronaldo, apontou novos caminhos para a Biruta. “Dessa experiência resultou o espetáculo ‘Chico e Flor contra os monstros da Ilha do Fogo’, fruto de uma pesquisa que busca a identidade do ator ribeirinho e sertanejo em sua metodologia de trabalho e de um processo de dramaturgia que estamos experimentando, sempre procurando uma poética que tenha como referência a região do médio São Francisco e suas práticas populares”, revelou.

Em 9 anos de história, a Cia Biruta também acumula na bagagem participações em festivais, prêmios, e intercâmbios com grupos de teatro nacionais e internacionais.

Ascom Cia Biruta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *