CREAS Municipal realiza abordagens em pontos estratégicos de Petrolina

 

 

 


Educadoras sociais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Municipal, realizaram rondas em pontos estratégicos da cidade de Petrolina. Foram visitados a rodoviária, bares do bairro Areia Branca, Bodódromo e Orla. Durante as rondas, que tiveram o objetivo de identificar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, foram realizadas duas abordagens no Bodódromo, em uma delas um adolescente praticava trabalho infantil. Para a educadora social, Maria do Socorro Silva, as abordagens são importantes porque a partir delas são realizadas as visitas domiciliares e os encaminhamentos. “Após identificarmos as crianças e adolescentes, fazemos as visitas em domicílio com a assistente social e psicóloga, que os encaminham para os programas sociais, escolas e centros de saúde”, informou.

 

A Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia Carvalho explica que o Serviço Especializado em Abordagem Social é ofertado de forma contínua e programada. Neste mês, estão agendadas quatro abordagens em dias diferenciados, que tem a finalidade de assegurar o trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras.

 

“É preciso identificar e prestar assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade social, oferecendo o acesso à rede de serviços socioassistenciais e às políticas públicas de garantia dos seus direitos, através dos programas sociais”, destacou a Secretária.

 

As abordagens nas ruas são realizadas em parceria com o programa Justiça e Cidadania nos Bairros, desenvolvido em conjunto com a Vara da Infância e Juventude de Petrolina. De acordo com o Juiz da Vara da Infância e Juventude, Marcos Bacelar, as rondas são importantes porque colaboram para a prevenção. “Este trabalho de retirada da criança e do adolescente, em situação de risco, das ruas é de prevenção e a partir do próximo mês será mais contundente. Eles são retirados das ruas e levados para os pais, que precisam ter cuidado com a tutela. Caso venha acontecer novamente, os pais serão notificados e podem ser processados pelo Ministério Público, civilmente e criminalmente”, ressaltou.

 

CREAS Municipal

O CREAS é uma unidade pública e estatal que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, dentre eles, a violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meios aberto, entre outros.

 

O CREAS busca a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares e comunitárias.

 

A unidade do CREAS Municipal localiza-se na Avenida Projetada, S/N, no mesmo prédio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), próximo ao SESI. Já foram realizadas, de abril a dezembro de 2010, assistência a 195 casos de indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos. Desde janeiro deste ano, foram realizados 70 atendimentos, dentre eles medidas socioeducativas e jurídicas.

 

Texto e fotos: Luana Bernardes

Ascom/PMP

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *