Sedest e Secretaria de Irrigação realizam 1ª reunião sobre PAA de 2011

 

 

 


Na última quinta-feira (10), representantes das Secretarias de Irrigação e Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) de Petrolina, realizaram a primeira reunião de 2011 com as 20 entidades filantrópicas que estão cadastradas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvido pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Na ocasião, foram discutidos a logística de distribuição e o aproveitamento dos alimentos adquiridos através da Prefeitura Municipal de Petrolina pelo PAA, que compra a produção de agricultores familiares e repassa às entidades filantrópicas. Esses alimentos precisam estar em ótimo estado de maturação e conservação.

 

No intuito de verificar a satisfação dessas instituições, o Secretário de Irrigação, Newton Matsumoto; a Secretária da Sedest, Tereza Virgínia de Carvalho; a coordenadora do PAA em Petrolina, Maria José dos Santos e o engenheiro agrônomo Cândido Araújo, da Protec, empresa contratada pela Codevasf, responsável pela coordenação do projeto de beneficiamento do umbu no Projeto Pontal Sequeiro, estiveram reunidos com representantes das instituições beneficiadas pelo projeto, além dos representantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) que também recebem as doações.

 

De acordo com o secretário Newton Matsumoto, esse momento é fundamental para unir os objetivos e a logística do trabalho. “É muito importante saber o que de fato essas pessoas precisam em termos de produtos que podem ser adquiridos através desse programa”, afirmou. O secretário ressaltou ainda que essa primeira reunião teve como objetivo, alinhar a qualidade e variedade dos alimentos e verificar se essa relação está de acordo com a necessidade dos beneficiados, para a elaboração de um programa semestral de produtos que possam ser entregues semanalmente.

 

A secretária Tereza Virgínia Carvalho destacou a importância da reunião com as entidades que participam do Programa PAA. “É de suma relevância nos reunirmos com os participantes do Programa para avaliar as sugestões e melhorias do funcionamento Programa em toda a cadeia de distribuição, que envolve as entidades, o produtor e as pessoas beneficiadas”, enfatizou. Ainda segundo a secretária, serão realizadas reuniões com produtores e com grupos beneficiários, para otimizar o trabalho em equipe a serviço da população. “Precisamos atuar unidos para que possamos atingir a qualidade e eficiência da iniciativa, inclusive, prestando contas dos produtos recebidos e a destinação com responsabilidade e transparência, como o prefeito Julio Lossio nos solicita”, afirmou.

 

O CREAS tem atualmente 50 famílias cadastradas, que começarão a receber os alimentos através do PAA. Tem direito aos alimentos do Programa todas as famílias inscritas que tiveram seus direitos violados, sejam eles de abuso, prostituição, entre outros.

 

Texto e foto: Jaquelyne Costa

Ascom/PMP

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *