Concursados da UPA e SAMU participam de treinamento

 

Começou nesta sexta-feira (20) o Acolhimento com Classificação de Risco para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem aprovados no Concurso da Saúde de Juazeiro, e que ficarão lotados na UPA e SAMU. O objetivo do treinamento é humanizar e qualificar o atendimento oferecido na Rede de Urgência e Emergência, reduzir sequelas do paciente, óbitos e dar maior resolutividade aos serviços.

A capacitação para atualização do SUS também já foi oferecida aos novos profissionais da Atenção Básica (Unidades Básicas de Saúde) e continua com o tema Classificação de Risco para os enfermeiros da UPA e SAMU neste sábado (20), das 8h às 18h, no Centro de Saúde Dr. José Altino Lemos – bairro Angari. O Acolhimento está sendo dado pelo enfermeiro e integrante do Grupo Baiano de Classificação de Risco, Deybson Barbosa.

O coordenador do Núcleo de Urgência e Emergência, Denes Rufino fala da importância da capacitação, que segundo ele, além de organizar os atendimentos, irá ainda reduzir as filas nos hospitais. “Com profissionais treinados teremos uma rede organizada desde a porta de entrada dos serviços, que fica na UBS (Atenção Básica) até a rede hospitalar, de forma que poderemos garantir um cuidado humanizado e correto. A assistência será feita adequadamente, com todos os casos analisados e encaminhados de forma solidária para o devido atendimento”, enfatizou.

O Acolhimento em Classificação de Risco, explica o coordenador, visa dar prioridade aos mais necessitados, observando a gravidade, risco ou a vulnerabilidade de cada usuário. “As pessoas não são atendidas por ordem de chegada, mas conforme a ordem de maior grandiosidade do problema de saúde e com a identificação dos riscos. O objetivo será dar respostas aos pacientes ou acompanhantes, ouvindo suas necessidades e acolhendo de forma ideal todos que procuram o serviço”, completou.

Denis Rufino acrescenta ainda que a UPA vai funcionar 24 horas, prestando atendimentos de urgência para crianças, adultos e idosos. “Já os serviços básicos, para prevenção e promoção, continuarão sendo ofertados nos postos de saúde”, informou.

Para a enfermeira, Mirelly Souza, o treinamento vai ajudar o profissional a utilizar os serviços com responsabilidade, melhorando a assistência à saúde. “O serviço sendo oferecido de forma correta e organizada vai fazer com que as demandas reprimidas diminuam e garantirá o acesso ideal aos pacientes em todos os níveis de complexidade”, opinou.




 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *