Home / Sem categoria / Enfermeiras da Rede Municipal de Saúde de Petrolina iniciam capacitação para inserção de DIU

Enfermeiras da Rede Municipal de Saúde de Petrolina iniciam capacitação para inserção de DIU

Cinco enfermeiras, lotadas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família da área urbana e também da área rural do município, iniciaram, nesta quarta-feira (18), uma capacitação para inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU), método contraceptivo. O curso, desenvolvido em atividades práticas e teóricas, com carga horária total de 400 horas, será ministrado pelo Matrón Guillermo López Bruna, da Universidad de Concepción do Chile, e tem como objetivo ampliar as ações de planejamento familiar em Petrolina. 

“Nós faremos uma abordagem geral sobre planejamento familiar e a inserção do DIU, e também atividades práticas para que as profissionais de enfermagem sejam capacitadas para realizar o procedimento”, explicou Matrón Guillermo López Bruna, que trabalha com a inserção do dispositivo há 10 anos. O curso, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, acontecerá na AME do bairro Areia Branca.
De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta, Petrolina tem mais 60 mil mulheres em idade fértil. “O Chile tem uma experiência de muitos anos na inserção do DIU e a partir dessa parceria as nossas mulheres terão a oportunidade de optar por mais um método contraceptivo garantido pela Rede Municipal de Saúde”, explicou a gestora, ressaltando ainda que a iniciativa também valoriza o trabalho do enfermeiro. “Estamos caminhando na direção correta, respaldando o trabalho desses profissionais, e investindo em formação. Quem ganha com isso é a população”, acrescentou.
A enfermeira Jaqueline Alves, da UBS de Nova Descoberta, vê a capacitação como um grande ganho para a comunidade, na medida em que possibilita um controle efetivo da natalidade e também o reconhecimento do profissional de enfermagem. “Nós poderemos auxiliar nossas usuárias que procuram tanto esses métodos para controlar o número de filhos e para o enfermeiro também representa crescimento. Nós estamos mais próximos da comunidade, temos facilidade para identificar essas mulheres e capacidade de ajudá-las”, declarou.
Também participaram da abertura da capacitação, a professora do núcleo de enfermagem na atenção à saúde da mulher e da criança da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Lucineide Santos Silva, representando o Colegiado de Enfermagem da Instituição, a fiscal do Conselho Regional de Enfermagem (COREM), Priscylla Falcão, também representante do Colegiado de Enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE), e a diretora de Atenção Básica do Município, Sátira Cavalcanti.
O DIU é um dispositivo anticoncepcional inserido no útero e que age de maneira espermaticida, matando os espermatozoides, impedindo a subida dos mesmos pelas trompas e, consequentemente, a fecundação do óvulo.

Foto: Ilustrativa

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *