O bispo Diocesano de Juazeiro Carlos Alberto Breis Pereira participou nesta manhã (1°) do Programa Bastidores da Notícia e falou sobre a campanha da Fraternidade 2017 que será lançada oficialmente hoje. Este ano tendo como tema da Campanha: ‘Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida’. O lema bíblico é ‘Cultivar e guardar a criação’.
“O objetivo do tema é fomentar o cuidado com a criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações à criação que Deus nos deu para cultivá-la e guardá-la. Cuidar dos biomas brasileiros além de ser uma ação de fé e cidadania é uma ação de comprometimento com Deus. O Papa Francisco propõe a defesa da vida e ecologia através da encíclica Laudato Si”, disse Alberto.
A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma, ou seja, dos 40 dias nos quais a Igreja chama os fiéis a converter-se e a preparar-se verdadeiramente para viver os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo durante a Semana Santa.
“O tempo da quaresma é o tempo privilegiado de convenção e mudança de vida em preparação a festa maior dos cristãos que é a festa da páscoa e a igreja a cada ano apresenta uma situação concreta em que a fraternidade é ferida e negada e é por isso que chama os cristãos a construir novas relações fraternas e é isso que o tema deste ano simboliza”, disse.
A tradição de impor à cinza é da Igreja primitiva. Naquela época, as pessoas colocavam as cinzas na cabeça e se apresentavam ante a comunidade com um “hábito penitencial” para receber o Sacramento da Reconciliação na Quinta-feira Santa.
A Quaresma adquiriu um sentido penitencial para todos os cristãos quase 400 anos d.C. e, a partir do século XI, a Igreja de Roma impõe as cinzas no início deste tempo.
Na Diocese de Juazeiro, os católicos celebram a “Quarta-feira de Cinzas com celebrações especiais nas paróquias e comunidades e na Catedral-Santuário Nossa Senhora das Grotas. “A missa acontecerá hoje às 19h30 na Catedral-Santuário Nossa Senhora das Grotas, toda população está convidada. Durante as celebrações será feita a tradicional imposição das cinzas sobre a cabeça dos fiéis”, informou o bispo.
Da Redação/BlogQSP