METEOROLOGISTA DA UNIVASF TEM ESPERANÇA DE BOAS CHUVAS PARA A REGIÃO

O Professor Mário Miranda, responsável pelo Laboratório de Meteorologia da Univasf, participou do Programa Bastidores da Notícia e falou sobre as perspectiva de chuvas no Vale do São Francisco. De acordo com ele, os sinais de chuvas são positivos e devem continuar no decorrer do ano.

Sobre a seca que aflige as cidades sertanejas, ele explicou: “Estamos com 5 anos de seca, nesta mesma época no ano de 2016 estávamos com 3% e neste ano com 14%  na barragem de Sobradinho, essa porcentagem da barragem é cíclica. Um grande exemplo, é que a última seca, no ano de 2014, foi muito violenta no sudeste do Brasil e isso não acontece com frequência, foi uma situação que as hidroelétricas ainda não tinha vivido e isso vai se repetir de 12 a 13 anos”, disse.

Com relação a possibilidades de chuvas na região e demais cidades, ele afirmou que há probabilidade de ocorrer chuvas nos próximos 10 dias. “Há possibilidade de chuvas entre os dias 10 a 14, aqui em Juazeiro e Petrolina a probabilidade será menor de chuvas, mas nas proximidades do Piauí as chuvas serão mais fortes. A chuva será maior onde a pressão é mais baixa. Quando o céu está limpo acontece alta pressão e tira a umidade e não chove”, explicou.

Mário disse que é preciso a população se adaptar para conviver com esta situação. “O maior problema nosso é que os açudes se armazenam água de forma impropriada e isso precisa ser aprofundado, ao invés de ter uma área grande do açude deve-se se reduzir essa área, por isso que quando temos de 3 a 4 anos de secas os rebanhos desaparecem”, concluiu.

Da Redação/ BlogQSP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *