RENEGOCIAÇÃO DAS DÍVIDAS DOS PRODUTORES RURAIS CHEGA EM BOA HORA

O presidente da Associação dos Fruticultores do Perímetro Irrigado de Curaçá – Afrupec Joseval Barbosa, o dirigente da Comissão dos Produtores do Mandacaru II Silvestre Nunes,  o produtor eAntônio Nunes  do Projeto Curaçá e  o  Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste Jorge Murilo estiveram no Programa Farnésio silva, na rádio Tropical Sat, ocasião em que falaram da renegociação das dívidas dos trabalhadores rurais, anunciada pelo governo federal.

A Medida provisória 733 da renegociação das dívidas dos produtores rurais, editada no dia 14 de junho de 2016, se transformou na lei 3340. E na última quinta feira (07), foi regulamentada pelo presidente Temer, que estava em visita a região do Nordeste.

O Governo Federal estabeleceu condições pelas quais os agricultores poderão quitar ou renegociar as operações de crédito rural contratadas até 31 de dezembro de 2011.

Josival iniciou sua participação, ressaltando sua alegria e satisfação depois da conquista. “Desde 2006 a gente constitui uma comissão dos produtores, foram 10 de luta, muitos diálogos em Brasília, em Salvador e nos conseguimos essa vitória ao longo desses anos”, disse.

Silvestre Nunes também comemorou a vitória. “Sofremos demais, mais agora estamos muito felizes, com a retomada da agricultura , porque a agricultura é a base da economia do nosso país. Cerca de 30 produtores serão beneficiados na mandacaru II”.

O produtor Antônio Nunes reafirmou o triunfo. “Foi uma grande conquista para nós e para completar essa conquista está faltando editar a parte do K1  e a titularização, falta essa questão para a gente fechar com chave de ouro”, ressaltou.

O presidente do Afrupec, Joseval, falou sobre os próximos passos a seguir. “Depois que a lei foi regulamentada, já procuramos agência do Banco do Nordeste e o banco já se colocou a disposição, essa semana já vai ter visitas nos perímetros irrigados, áreas de cerqueiras, algumas associações que tem produtores que estão com dívidas rurais. O banco do nordeste é parceiro nosso e vai colocar toda sua equipe a disposição”, afirmou.

O agente de desenvolvimento do banco do Nordeste, Jorge Murilo, articulou sobre a lei e a parceria entre o banco e os produtores. “E uma oportunidade impar, a gente até então não tínhamos visto uma lei igual a essa, foi uma luta para conseguir. O Banco do Nordeste é um fomentador do desenvolvimento, nós temos interesse em que o produtor tenha acesso ao crédito. Essa lei veio dar uma grande oportunidade aos produtores quitarem suas dívidas e contraírem um novo financiamento”

Vale destacar que a lei não é automática e o produtor rural tem que ir aos bancos do Nordeste e do Brasil para negociar. A partir de hoje (15) os produtores devem procurar as agências.

Da Redação/BlogQSP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *