Distribuição de computadores portáteis nas escolas públicas promove inclusão social

Dando continuidade ao processo de inclusão digital de crianças e adolescentes em Petrolina, mais 77 crianças da Escola Municipal Eliete Araujo, receberam (29) o computador portátil das mãos do prefeito Julio Lossio. Para muitos alunos, este é o primeiro computador em casa. “Eu nunca tive um computador em casa. Sempre que eu tinha trabalho da escola fazia na lan house e pagava um real por hora”, conta Lázaro Emanuel de 11 anos.

Dona Tânia de Lima, mãe de Lázaro, tem mais 7 filhos e diz nem saber o que é internet. “Eu nunca mexi em um computador e até hoje só ouvi falar na tal da internet. Graças a Deus Lázaro está levando esse computador para casa. Vou pedir que ele me ensine tudo, quero aprender a digitar, usar a internet e fazer outras coisas que as outras pessoas que tem melhores condições fazem”, disse.

Para a gestora da escola, Ariana Braga, os 77 novos computadores significa inclusão social. “Muitas dessas crianças não tem computador em casa. Elas aprendem a mexer aqui na escola. Com os computadores exclusivos para elas com certeza vai facilitar o processo de ensino-aprendizagem delas, pois a educação está ligada a globalização e as crianças de hoje estão evoluindo muito rápido”, ressaltou a gestora.

O prefeito Julio Lossio avalia que pela primeira vez na história de Petrolina o aluno do ensino público esteve à frente do aluno da escola privada. “Essas crianças estão tendo computadores pessoais para levarem onde quiser e isso custa muito caro. Não é todo mundo que pode comprar um computador desses e levar para casa. Nem todos os alunos da escola particular tem um computador tão bom quanto estes”, enalteceu Julio Lossio.


Texto: Gabriela Canário

Foto: Marcizo Ventura


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *