Distrito de Massaroca inaugura neste sábado Unidade de Beneficiamento de Frutas da Caatinga

Apesar das poucas chuvas, os umbuzeiros da região da Massaroca, interior do município de Juazeiro, garantiram a produção de polpa para fabricação dos primeiros doces da Unidade de Beneficiamento de Frutas de Curral Novo e Jacaré, situada naquele distrito. O empreendimento será inaugurado nesta sábado, dia 30, e quem comparecer à solenidade já poderá provar de compotas, doces e geleias produzidos pelo grupo da Associação Comunitária Agropastoril das referidas comunidades.

A solenidade de inauguração terá início às 14h com a presença do superintendente da Agricultura Familiar da Bahia (Suaf/Seagri) Wilson Dias, do coordenador geral do Irpaa, Ademilson da Rocha (Tiziu), do presidente da Associação de Curral Novo e Jacaré, Raimundo Arcanjo de Lima, além de representantes da Prefeitura de Juazeiro, EBDA, Sebrae e de associações e grupos produtivos do Território Sertão do São Francisco.
Como parte da programação, haverá uma Feira de produtos da Agricultura Familiar, a qual contará com exposição e comercialização de produtos da Rede Mulher e da própria associação local que irá expor culturas produzidas na área de sequeiro. Além disso, haverá ainda apresentações culturais organizadas pela comunidade, a exemplo de recital de cordel, encenação teatral e quadrilha junina. O evento irá encerrar com churrasco e apresentação de um sanfoneiro, o que está sendo organizado pela associação comunitária.
A Unidade de Beneficiamento de Frutas de Curral Novo e Jacaré foi construída a partir do Projeto Recaatingamento, executado pelo Irpaa na região em parceria com as comunidades agropastoris e extrativistas. A Mini-Fábrica irá beneficiar frutas da caatinga e produzir diversos derivados, atividade que visa gerar uma renda complementar para diversas famílias da região, as quais já tem sua economia baseada na Convivência com a Caatinga, com práticas como o extrativismo e criação de caprinos e ovinos.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *