Jornalista por formação, com experiência como repórter em rádio, jornal e TV, Veloso foi professor da comunicação da Universidade Católica de Pernambuco, atuou como presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco e há 20 anos trabalha com comunicação política.
Convidado pela professora Andréa Cristiana Santos, da disciplina Seminários Avançados, do curso de Comunicação Social, para falar da metodologia de pesquisa de opinião, Veloso falou sobre a relevância das pesquisas para avaliar a audiência dos meios de comunicação e para a verificação da aceitabilidade de produtos. Ele abordou as novas tecnologias utilizadas nesse tipo de técnicas científicas para aferir a percepção da população. Atualmente, para o lançamento de produtos midiáticos ou de consumo, desde a marca do sabonete à escolha do apresentador de telejornal, são realizados métodos qualitativos. “O sucesso de um produto é atender ao desejo do consumidor”, disse Veloso, ressaltando a importância desses instrumentos de pesquisa.
O jornalista deu uma “aula” sobre o uso de pesquisa de opinião e explicou a origem dos métodos quantitativos e qualitativos, como devem ser feitos os questionários e a importância da interpretação do profissional de comunicação neste para entender estes instrumentos. Sobre o uso recorrente de pesquisas de opinião para acompanhar o desempenho dos candidatos divulgadas nos meios jornalísticos, Veloso recomenda aos jornalistas avaliar a sequência dos dados para que haja uma interpretação correta, evitando análise equivocadas .
Durante o evento, os professores e estudantes do Curso de Jornalismo em Multimeios puderam fazer perguntas ao convidado e esclarecer dúvidas sobre a temática.
Por Juliane Peixinho (texto) e Laércio Lucas (foto)