Crianças e adolescentes são o grande destaque do 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF

As crianças e adolescentes que participaram do 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, que aconteceu nesta sexta-feira (22), no Complexo Multieventos da UNIVASF, foram o grande destaque do evento. Além da importante participação na plenária, os meninos e meninas realizaram belas apresentações, ajudaram a conduzir o cerimonial e dividiram a exposição dos eixos temáticos com os representantes dos Grupos de Trabalho.


A garotada fez bonito e ganhou muitos aplausos na segunda edição do Fórum, que tem como objetivo avaliar as ações desenvolvidas pelo município, no período de 2009 a 2012, em prol da garantia dos direitos da criança e do adolescente. “Fiquei muito feliz de participar e de perceber que hoje nós também podemos ser protagonistas. Antes, apenas os adultos discutiam e decidiam. Agora nós podemos opinar e participar da construção das políticas públicas que garantem a melhoria da nossa qualidade de vida e isso tem um valor muito grande”, destacou a aluna do Colégio Rui Barbosa e mestre de cerimônias, Jéssica Pacheco Gomes.


A Guarda Municipal Mirim e o coral da Escola Maria de Lurdes Duarte, que se apresentaram na abertura mereceram o destaque do prefeito Isaac Carvalho. “Estou muito contente com essa confirmação de que vale à pena investir em educação e na formação integral do aluno. Como todos podem ver os resultados são bastante positivos. A gente começa a entender que de fato a realidade está mudando quando percebe que as crianças e adolescentes estão fazendo parte da construção de momentos tão importantes para o município como esse”, avaliou o gestor municipal.


O Fórum


O 2º Fórum Comunitário é o momento de avaliação de Juazeiro, que concorre ao Selo “Município Aprovado – edição 2009/2012”. O resultado positivo fará com que o município seja reconhecido internacionalmente pelo cumprimento das políticas públicas voltadas para a infância e adolescência.


“Estamos confiantes e vamos aguardar o resultado da avaliação que sairá em novembro. Trabalhamos muito durante todo esse tempo, unimos forças, fortalecemos parcerias e o trabalho intersetorial. O município já ganhou o reconhecimento do Selo Abrinq, através do prêmio Prefeito Amigo da Criança e acredito que seremos vitoriosos também nesse outro desafio”, afirma a presidenta do CMDCA, Elzirene Oliveira.


Na abertura, a articuladora municipal do Selo, Luana Rodrigues, complementou “esse é um momento feliz. Quero aproveitar para agradecer a todos os envolvidos nesse trabalho, que vêm sendo desenvolvido com muito compromisso e dizer que melhoramos muitos índices, avançamos bastante e até nos superamos em alguns momentos. Tenho orgulho de tudo isso e também sei que é só o começo. Temos ainda muito mais para conquistar e oferecer a esse público que precisa de toda nossa atenção e cuidado”.


De acordo com a pré-análise da mediadora enviada pelo UNICEF, Juazeiro tem grandes chances. “Pelo que nos foi apresentado hoje pude perceber que o município cumpriu bem seu papel e garantiu que grande parte das iniciativas propostas pela própria comunidade no Plano de Ação, formulado no 1º Fórum, fossem cumpridas. Achei que a plenária teve um número bom de participantes (cerca de 450), que as crianças e adolescentes foram o brilho do evento e gostei bastante da dinâmica utilizada para apresentação dos resultados dos eixos temáticos. Sem dúvida, o resultado inicial é muito positivo”, garantiu Jamilia Tavares Santos.


Avanços


Durante as apresentações dos Grupos de Trabalho as principais ações desenvolvidas foram ressaltadas. Na saúde, o Hospital da Criança, a Maternidade de Juazeiro, a redução da desnutrição, a Semana do Bebê e os programas de Saúde e Prevenção nas Escolas ganharam destaque.


Ampliação da matrícula das creches, projetos de incentivo à leitura, reestruturação da rede física, Mais Educação, Segundo Tempo, Educação para Convivência com o Semiárido, programas de correção de fluxo, reativação dos grêmios, abertura dos primeiros berçários municipais e Escola de Tempo Integral foram evidenciados na Educação.


Investimentos do município em programa sociais também tiveram seu lugar. Compra de equipamentos para o ProJovem Adolescente, reestruturação das casas de passagem Messe de Amor e Rosa Menina, bem como a realização de conferências tendo o jovem como protagonista mereceram realce. No desporto, os investimentos no esporte educacional como instrumento de formação cidadã e na cultura, o projeto “A Escola na Trilha Cultural” que resultou na construção do Inventário Cultural do município receberam elogios da plenária.


No ponto de vista da mediadora do UNICEF, de tudo que foi apresentado fica a certeza de que as ações serão continuadas. “Conversei com todos os grupos, apreciei todos os estandes, e percebi que o Selo apenas intensificou o que já existia e estimulou os envolvidos. A conquista do Selo, se vier, será apenas uma consequência desse trabalho. O importante é que a vida das crianças e adolescentes já melhorou bastante e que esse público vai continuar recebendo atenção especial de todos”, afirmou Jamilia.



Atenciosamente,

Anna Monteiro


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *