Na manhã desta quarta-feira (16), o Programa Bastidores da Notícia contou com a participação do Coordenador do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – Irpaa, Thiago Pereira e o roteirista e ator, Antônio Ivo, que falaram sobre o Seminário Interterritorial de Educação do Campo no Semiárido, que vai acontecer entre os dias 17 e 19 de novembro, no Instituto Federal da Bahia em Juazeiro.
O seminário foi proposto pela Articulação Interterritorial para fortalecimento da Educação do Campo no Semiárido, coletivo que representa organizações sociais não governamentais e instituições públicas de Ensino. “Com o tema principal “Terra, trabalho e educação”, o seminário vai discutir questões como o fortalecimento da identidade dos povos do campo e das lutas sociais em torno do acesso e permanência à terra, o trabalho como princípio educativo e para a emancipação humana e uma educação para a Convivência com o Semiárido brasileiro, disse Thiago.
Durante o evento será lançado também como parte da programação do I Seminário Interterritorial de Educação do Campo no Semiárido, o Filme “Uma Aventura no Semiárido”. O Filme, com um cunho pedagógico, é ambientado exclusivamente no bioma brasileiro, a Caatinga, e apresenta uma linguagem diferenciada no mundo do cinema, reunindo personagens fictícios e reais em torno da temática da Convivência com o Semiárido. As cidades de Juazeiro, Uauá, Casa Nova e Curaçá foram alguns dos cenários das gravações, que contaram com a participação de personagens reais, homens e mulheres que demonstram uma riqueza cultural, econômica e social na forma de viver e produzir na zona rural da região semiárida.
Antônio Ivo, explica que este filme foi feito para o povo do semiárido, que luta e constrói este lugar, e que tem a proposta de “apresentar as belezas, as possibilidades, o que de bom existe nesta região”, ajudando a desconstruir à critica negativa da grande mídia e do cinema brasileiro sobre a região semiárida do país. “No filme, a estiagem é apresentada na sua beleza, onde os personagens vão quebrando os preconceitos acerca do semiárido, esse é o nosso filme”.
Além disso, a programação conta com mesas de prosa, rodas de conversa, tendas artísticas com música, poesia, teatro, dança, cordel, etc; feira cultural, atividades voltadas para as crianças e apresentação de pôster.
O I Seminário Interterritorial de Educação do Campo no Semiárido é organizado pelas instituições: Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco-Bahia; Fórum Territorial de Educação do Piemonte Norte do Itapicuru; IF Sertão – PE do Campus Petrolina Zona Rural; Universidade do Estado da Bahia (Uneb); Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf; Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa); Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedet); Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (Refaisa); Secretaria Municipal de Educação de Coité; e do Grupo de Agroecologia Umbuzeiro (Gau).
Da Redação/BlogQSP
