Professores participam do 3º módulo de capacitação do Programa Saúde na Escola em Petrolina

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) coordenou mais um módulo de formação do Programa Saúde na Escola (PSE). A atividade aconteceu nas dependências da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina (Facape) e contou com a presença de quarenta e educadores da rede municipal de ensino e técnicos pedagógicos da Secretaria de Educação. O PSE visa integrar saúde e educação dentro de uma perspectiva de promoção à saúde e prevenção de doenças.

A 1º etapa do Programa compreende a qualificação específica dos professores da rede municipal de ensino em temáticas que envolvem crianças e adolescentes em fase de aprendizado. Para o coordenador do NASF, Bruno Klecius, os temas para a construção do 3ª módulo foram voltados especificamente para crianças e adolescentes. “A transição para a fase adulta se não for bem acompanhada, também pelos professores, é a mais
vulnerável à questão das drogas e da gravidez não planejada dentro das escolas, por isso, o NASF presta uma atenção diferenciada a esse módulo”, afirmou o coordenador.


Dividida em três grupos temáticos: saúde alimentar, drogas e entorpecentes e sexualidade, a atividade discutiu questões como hábitos saudáveis para a alimentação das crianças no dia-a-dia, o uso de drogas nas escolas, e novas abordagens para a compreensão da sexualidade nas primeiras fases da educação. Para a educadora Edna Alcântara, temas como drogas, sexualidade e saúde alimentar precisam ser debatidos rotineiramente porque estão presentes na vida dos jovens. “Aprender a discutir esses temas com os professores, alunos, família e sociedade é a principal forma de combater a evasão escolar e, principalmente, elevar o índice de aprendizagem dos estudantes”, concluiu a professora.


Essa etapa do Programa, além de qualificar o professor para situações de exposição e riscos dos alunos em sala de aula, proporciona aos docentes a formação de um histórico de perfil dos seus alunos. Segundo a professora Rut Rosani, é fundamental que todo o professor estabeleça uma relação de confiança com os seus alunos. “As atividades do módulo mostram que a confiança entre aluno e professor é imprescindível, pois ajuda a diagnosticar se determinado jovem está ou não em uma situação de perigo ou fragilizado em suas relações com os amigos e com a família”, avaliou.


Texto e Foto: Aurílio Marcos (Estagiário de Comunicação)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *