MEC AVALIA PRIMEIRO DIA DO ENEM, FOI ‘TRANQUILO’

blogqsp-mec-

Apesar da ocupação de escolas, a secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães de Castro, avaliou neste sábado (5) que o primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi “tranquilo” e o balanço foi “extremamente positivo”.

Segundo a mesma, a prova deixou de ser aplicada em 405 locais que estavam ocupados por estudantes que protestam contra a reforma do ensino médio e a PEC que limita o aumento de gastos públicos.

No total, o exame foi realizado em 16.071 locais para 8.356.215 estudantes inscritos, mas o Inep, órgão do MEC responsável pela aplicação da prova, ainda não calculou o índice de abstenção. O balanço geral sobre a prova só deverá ser informado no domingo (6), ao final do segundo dia de prova.

“O balanço é extremamente positivo e muito tranquilo e reforço a importância do Enem para conclamar os estudantes e as famílias a comparecerem às provas no domingo com a maior tranquilidade porque está tudo correndo dentro do que esperávamos”, afirmou a secretária-executiva, durante entrevista em Brasília.

Segundo ela, não houve nenhum tipo de incidente. “Do ponto de vista da segurança da prova, foi até muito mais organizado do que nos anos anteriores”, disse.

Tampouco foi divulgado um balanço sobre ocorrências nos locais de prova, como o descumprimento das regras, incluindo a que proíbe o uso de celular durante a prova.

O MEC, porém, garantiu que não houve nenhum tumulto. “Houve ocupações em escolas, algo que está fora da governabilidade do MEC, mas foi perfeitamente encaminhado e muito bem encaminhado pela equipe do Inep”, ressaltou a secretária-executiva.

Para os estudantes que estavam inscritos para fazer a prova em locais ocupados por manifestantes, a nova data do exame será nos dias 3 e 4 de dezembro. O Inep, porém, também não divulgou o número de candidatos nessa situação nem quanto isso deverá custar.

“Estamos analisando e vamos planejar o orçamento que será necessário para a realização da outra prova. É prioridade do ministro garantir a realização das provas em 3 e 4 de dezembro. As entidades já estão preparadas. O custo nós saberemos em uma semana”, afirmou a secretária-executiva do MEC.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *