PROFESSORES DA UNIVASF CAMPUS/PETROLINA PUBLICAM NOTA DE REPÚDIO CONTRA PROFESSORA DO CAMPUS/JUAZEIRO POR INJÚRIA RACIAL

BLOGQSP.univasf

A Assembleia dos Professores da Universidade Federal do Vale do São Francisco vem a público REPUDIAR o caso de injúria racial sofrida por um colega  professor do campus Petrolina proferido por uma colega, do campus de Juazeiro, da mesma instituição.

 De acordo com o artigo 140, parágrafo 3º, do Código Penal, a injúria  consiste em “ofender a dignidade ou o decoro utilizando elementos de raça, cor, etnia, religião, origem ou condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”. Além disso, “o crime de injúria está associado ao uso de palavras depreciativas referentes à raça ou cor com a intenção de ofender a honra da vítima”.

 Em sua página de uma rede social, no dia 14 de outubro de 2016, a referida professora mostrou-se “indignada” pelo fato de que o professor estaria ministrado aulas durante o período de paralisação dos estudantes. Não satisfeita com sua postagem, a professora postou “Professor negro, capitão do mato… tsc, tsc (sic)”, em seus comentários, claramente referindo-se à etnia do professor. É de estranhar a atitude contraditória e desrespeitosa da professora para com o colega, uma vez que a mesma, aparentemente, tem se mostrado favorável à luta contra quaisquer formas de discriminação. Vivemos em um espaço universitário, no qual a construção e o debate de ideias fazem parte do ambiente sendo que, nem sempre, concordamos com a opinião e/ou posicionamento de nossos pares. Entretanto, isso não nos dá, em hipótese alguma, o direito de que discordemos em forma de ofensa pessoal, fazendo alusão à etnia, religião ou gênero, por exemplo.

Com base no supramencionado, esta assembleia repudia, veementemente, a atitude racista e discriminatória da professora, bem como quaisquer tipos de preconceito, atos de discriminação, independente da natureza, principalmente quando ocorrido no espaço universitário, onde deveria prevalecer a democracia, o diálogo e o respeito mútuo.

 Por fim, esperamos que sejam tomadas as providências cabíveis relativamente a este lamentável episódio, a fim de coibir e desencorajar a repetição de acontecimentos similares.

APOIO DOS PROFESSORES DA UNIVASF AO DOCENTE VÍTIMA DE INJÚRIA RACIAL

A Assembleia Docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco, presidida pela Seção Sindical dos Docentes da Univasf (SINDUNIVASF) vem, a público, manifestar total APOIO ao professor do Colegiado de Medicina da UNIVASF, bem como à sua família e à comunidade negra da região, pelo caso de injúria racial proferida por uma professora da mesma instituição. O professor e sua família recebem o total apoio e solidariedade desta assembleia e desta Seção Sindical. Seguiremos envidando esforços para que episódios como estes jamais se repitam, integrando cada vez mais à nossa agenda e ao nosso fazer docente simultaneamente a igualdade e o direito às diferenças. É imprescindível que a administração superior, todos os colegiados e órgãos da Univasf tornem o combate ao racismo parte de sua missão.

SINDUNIVASF

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *