1ª Semana de Prevenção e Cuidados às Queimaduras” mobiliza a pacientes e profissionais do HRJ

Iniciada na noite desta segunda-feira (18), a 1ª Semana de Prevenção e Cuidados às Queimaduras do Hospital Regional de Juazeiro (gestão IMIP) já é um sucesso. Com uma programação voltada tanto para os profissionais da unidade de saúde, quanto para a comunidade, o evento lotou o auditório do HRJ na realização das suas primeiras atividades, as palestras “Atendimento inicial ao paciente queimado” e “Atendimento multidisciplinar ao paciente queimado”, realizadas, respectivamente, na noite de ontem e na manhã desta terça-feira (19).

 

Partindo da ideia de que, “em casos de queimaduras, a prevenção é o melhor tratamento”, o evento resolveu aproveitar a proximidade dos festejos juninos para fazer um alerta à população do Vale do Médio São Francisco. “A prevenção é um processo, e a gente deve estar sempre alertando as pessoas. O que a gente quer mostrar aqui é que medidas simples podem evitar as queimaduras e os danos que elas ocasionam” explica o cirurgião plástico Hermes Willer, coordenador do setor de queimados do HRJ e palestrante do primeiro dia do evento.

 

Com uma programação bastante diversificada, o evento tem em sua grade palestras voltadas tanto à prevenção, quanto ao atendimento inicial e ao tratamento de queimaduras. “Ontem, na palestra voltada aos profissionais e estudantes, nós apresentamos como se dá o atendimento inicial, com os principais procedimentos que devem ser feitos. Hoje, na apresentação aberta ao público e que contou com as participações da psicóloga Poliana Cunha e da terapeuta ocupacional Priscila Simões, nós procuramos explicar o fluxo de atendimento na região e dar dicas de prevenção a queimaduras”, comenta o cirurgião plástico.

 

Tornando o evento ainda mais animado, na manhã desta terça-feira, a 1ª Semana de Prevenção e Cuidados às Queimaduras contou com a participação de um trio de forró pé de serra que, acompanhado da equipe organizadora das palestras, percorreu alguns setores do hospital, mobilizando profissionais e pacientes. Quem esteve presente no encontro e deu o seu depoimento foi o técnico de serviços gerais, Ivanilson Ferreira da Silva. Vítima de uma explosão no local de trabalho, ele sofreu queimaduras em 64% do corpo, permanecendo internado por 41 dias no HRJ. “Eu vim aqui para contar o que aconteceu comigo e falar do tratamento que eu recebi aqui. Eu, que fui vítima de queimaduras, aprovo esse tipo de iniciativa do Hospital Regional. Esse evento é muito importante e vai trazer alertas à população, para que outras pessoas não passem pelo que eu passei”, declara.

 

Dando continuidade ao evento, na manhã desta quarta-feira (20), das 08h30 às 09h30, será realizada a palestra “Prevenção de Acidentes Domésticos”, ministrada por representantes do corpo de bombeiros. A atividade será aberta a toda população e deverá ocorrer no auditório do próprio HRJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *