MINISTRO DO TSE OUVE PESSOALMENTE TESTEMUNHAS DE AÇÃO CONTRA CHAPA DILMA-TEMER

blogqsp-Temer-Dilma

Pela primeira vez na História da Justiça Eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enfrenta um processo que põe em xeque, ao mesmo tempo, dois presidentes da República: a ex, Dilma Rousseff, do PT, e o atual, Michel Temer, do PMDB. Conforme O Globo, ao todo, 30 testemunhas já foram ouvidas — a maioria é formada por gente que fez acordo de delação na Lava-Jato.

E na ação, movida pelo PSDB e que acusa a dupla vencedora da eleição de 2014 de abuso de poder econômico, a marca é a preocupação do corregedor de não se precipitar. Ainda conforme O Globo, relator da ação, o corregedor-eleitoral do tribunal, Herman Benjamin, tem ido pessoalmente ouvir as testemunhas. Não precisava. Poderia fazer por videoconferência ou emitir carta para que a oitiva fosse feita por outro juiz. Benjamin compartilha essa tarefa com seu juiz auxiliar, Bruno Lorencini, um juiz federal de São Paulo, especialista em Direito Eleitoral. A peça tem 15 volumes, 4.703 páginas e mais de 25 horas gravadas de depoimento.

Apenas no último mês, Benjamin esteve frente à frente com alguns dos principais personagens do escândalo, como o doleiro Alberto Youssef, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, o ex-gerente da estatal Pedro Barusco e os empreiteiros Ricardo Pessoa (UTC) e Otávio Azevedo (Andrade Gutierrez). Hoje, o ministro acumula suas atividades no TSE e no Superior Tribunal de Justiça (STJ) com a relatoria do caso.

Bocão News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *