GGI-M de Petrolina reúne parceiros e amplia ações junto ao Programa “Pernambuco Contra o Crack” do Ministério Público

O Gabinete de Gestão Integrada de Petrolina (GGI-M) participou na manhã  de hoje (05) do lançamento do Programa “Pernambuco contra o Crack” ao mesmo tempo em que realizou o quarto encontro do ano junto aos parceiros e entidades civis e militares. Dessa vez, como forma de ampliar ainda mais o debate e a abertura de soluções quanto ao combate às drogas, o município congregará ações junto ao programa do Ministério. O encontro ocorreu no Salão Azul do Fórum Souza Filho.

Com a proposta de ampliar as ações e unir forças entre instituições públicas e privadas, o Gabinete, tendo como proposta a execução de fórum de discussões sobre a segurança pública como um todo, é presidido pelo prefeito Julio Lossio, tendo como secretário executivo, o Coronel PM Daniel Ferreira. O GGI-M elabora mensalmente planos de ações junto aos parceiros. A partir de agora, o Gabinete realizará, junto a demais órgãos, a elaboração de uma corrente de serviços no combate ao consumo do crack, entorpecente de fácil poder aquisitivo e que, por isso, é disseminado com maior rapidez entre as camadas mais carentes, segundo dados apresentados em plenária.

Em execução no município desde 2009, o GGI-M é um dos braços do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) que visa ampliar as ações a nível nacional, estadual e municipal. No encontro do mês de maio, a ideia segundo o secretário executivo, Cel. Daniel Ferreira, é criar junto ao Ministério Público (MP) uma agenda positiva para a integração de órgãos no combate às drogas. “Esse encontro será realizado com grande apoio do MP que, através do Programa Pernambuco contra o Crack, vem desempenhando um importante papel nesse cenário. O momento serve para conhecer novos parceiros nos tornando mais fortes no combate às drogas”, explicou.

O Programa criado pelo Promotor de Justiça Carlos Eduardo Seabra está em execução há um ano e quatro meses no município de Arcoverde (PE), onde um conjunto de ações preventivas visa conter o avanço do crack. “Por ser uma droga barata, o crack vem comprometendo o futuro de famílias, jovens, crianças e por isso precisamos de ações como essa para conter esse avanço”, afirmou. A ação, iniciada em Petrolina mediante cenário de redução da violência também nas regiões de Afrânio e Dormentes em crimes violentos letais intencionais (CVLI) e aumento na apreensão de drogas, atuará por áreas contando com o apoio das Secretarias de Saúde, Esportes e Desenvolvimento Social e Trabalho, através de ações de cidadania.

“Precisamos unir forças para delimitar as áreas onde a necessidade de ações preventivas em relação ao consumo de drogas é maior. Temos trabalhado nesse intuito de forma continuada com nossas secretarias para garantir uma sociedade sadia através do cuidado com as crianças, jovens e adultos, a exemplo do que tem mudado a vida de muitas crianças como o Programa Guarda Mirim e as inúmeras outras ações nesse aspecto. Também estamos desenhando uma unidade de atendimento com centro de apoio psicossocial para tratamento de dependentes químicos. Por isso é importante promover um diagnóstico dessa realidade para que possamos cada vez mais atuar com mais poder de eficácia”, concluiu o prefeito Julio Lossio. Além de Petrolina, o mesmo trabalho ainda será executado na cidades de Caruaru, Garanhuns e no mês de agosto deste ano se estenderá para a região metropolitana.

Além dos parceiros do Gabinete como as Secretarias Municipais, Polícias Militar, Federal, Civil, Rodoviária Federal, Procuradoria Geral do Município, Guarda Municipal, Científica-Instituto de Criminalística, Ministério Público, Escolas, universidades, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e representantes da sociedade civil, também participaram do encontro representantes da Câmara Estadual de Enfrentamento ao Crack e da Câmara de Articulação Governo Presente.

 

Texto: Juciana Cavalcante

Foto: Marcizo Ventura


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *