Direto de Sobradinho

 

Atingidos por barragens realizam seminário no Vale do São Francisco

Acontecerá neste dia 05 de junho na Câmara de Vereadores de Sobradinho-BA, o 1º Seminário dos Atingidos por Barragens do Vale do São Francisco (PE e BA). O evento prevê cerca de 300 participantes vindos dos municípios pernambucanos: Cabrobó, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande, Petrolina e dos municípios baianos: Curaçá, Juazeiro, Sobradinho, Casa Nova, Sento Sé, Remanso e Pilão Arcado.
Este evento tem como objetivo avançar na luta em defesa dos recursos hídricos, dos direitos dos povos atingidos pelos empreendimentos do agro e hidronegócio já implantados ou planejados para o Vale do São Francisco, tendo em vista as alterações que os mesmos provocam no modo de vida da população atingida principalmente por barragens.
O evento contará com duas mesas temáticas onde estarão participando diversos órgãos estaduais e federais como a CHESF (Companhia Hidroelétrica do Vale de São Francisco), CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba), Promotoria de Justiça, INCRA (Instituto de Colonização e Reforma Agraria), Coelba, Comitê Luz Para Todos, Secretária de Politicas para a Mulher-BA, além de organizações como o IRPAA (Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada) e os Movimentos Sociais da Via Campesina.
No segundo dia, lembrando o dia mundial do Meio Ambiente, as/os participantes farão um ato Público na cidade de Sobradinho, manifestação que irá encerrar o evento que também traz como tema “Energia e sociedade: energia para que e para quem – atualidades e desafios”. O Seminário é organizado pelo Movimento de Atingidos por Barragens – MAB.

Por Fransivaldo Rodrigues
Comunicação MAB Vale do São Francisco


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *