Encontro abre discussão sobre o Esporte Educacional em Juazeiro

Com o objetivo de discutir o desporto como instrumento de ensino e transformação social, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro realizaram na manhã desta segunda-feira (28) um encontro com professores de educação física, adolescentes, crianças e interessados no tema “Esporte Educacional: uma nova visão em nosso município”. O evento, que foi considerado positivo na avaliação da coordenação, aconteceu no auditório da SEDUC e contou com a palestra do professor e assessor de governo, Plínio Amorim.

Logo na abertura, o secretário da pasta, Clériston Andrade, falou sobre os investimentos da Prefeitura para o desenvolvimento do esporte com o foco educacional. “Reativamos o programa Segundo Tempo e fechamos parceria com o Mais Educação, estamos construindo o miniginásio do Paulo VI, investimos em professores de Educação Física bem qualificados, realizamos o Circuito Esportivo e hoje assinamos a ordem de serviço para construção de 15 quadras poliesportivas cobertas. Então, acreditamos que todos esses avanços têm auxiliado nessa garantia de direitos das crianças e adolescentes”, destacou em seu discurso.

Para contextualizar a nova visão que o município deve ter sobre o esporte como instrumento educativo, Plínio Amorim, destacou o preparo e a sensibilidade que o professor de Educação Física deve possuir. “Atualmente é difícil ir contra as propagandas que promovem os atletas como grandes ídolos a serem copiados. Na cabeça da criança já existe essa associação do esportista à pessoa de sucesso. Mas, o esporte vai muito além disso. A competição pode até ser inata ao ser humano, mas é preciso trabalhar com as crianças o esporte que socializa, educa, disciplina e traz movimento para a vida”, garantiu Amorim.

Segundo o assessor para assuntos da Educação, o governo municipal vem desenvolvendo bem seu papel, como elencado pelo secretário da pasta, “a Secretaria de Educação e Esportes tem investido no setor e os resultados já podem ser observados na mudança de comportamento dos alunos e melhoria da aprendizagem. Acredito que as parcerias com os programas federais já estão contribuindo bastante com o aspecto educacional do esporte e a construção dessas quadras tornarão o cenário ainda mais favorável para este fim”.

Ezequiel Ribeiro dos Santos fez perguntas e demonstrou ter entendido bem o propósito do encontro. “Gostei de participar e de poder opinar sobre esse tema que envolve todas as crianças e adolescentes. Aqui eu entendi que a gente deve praticar esporte para ter uma vida mais saudável, conviver mais com os colegas e aprender disciplina. Ganhar ou perder, participar ou não de competição deve ser apenas consequência desse envolvimento. Um aluno não deve deixar de praticar esporte só porque não é bom no futebol, por exemplo. Existem várias modalidades e atividades que trabalham o corpo que devem ser ensinadas pelo professor de educação física”, comentou o menino de apenas 10 anos.

Após o debate, grupos de discussão foram montados para elaboração de propostas que serão encaminhadas ao poder executivo municipal. De acordo com a coordenadora das ações do município em prol da aprovação do Selo Unicef, Luana Rodrigues, o momento serviu para formalizar iniciativas, levantar o diálogo e avaliar os pontos positivos e negativos. “Ainda temos muito que avançar, mas o cenário já é favorável. Esse encontro foi bom, principalmente para sensibilizar os profissionais da área. O esporte é um excelente promotor de solidariedade, aprendizagem e desenvolvimento saudável, e esse instrumento deve ser amplamente utilizado nas escolas e sociedade”.

O resultado do encontro, com as propostas, serão transformados em documento para apreciação dos setores competentes.

 —
Anna Monteiro
Assessoria de Comunicação SEDUC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *