Ações para agricultura familiar serão destaques da EBDA durante a Fenagri 2012

 


Começa hoje (23) e segue até sábado (26), no Centro de Convenções de Petrolina (PE), a 23ª edição da Feira Nacional de Agricultura Irrigada (Fenagri). Durante os quatro dias do evento, técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), apresentarão para os agricultores familiares do Vale do São Francisco publicações, demonstrações teóricas e práticas de ações de pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

 

De acordo com o gerente regional da EBDA, Osvaldo Lopes, a Fenagri tem tecnologias de irrigação para todas as regiões do Brasil. “Apesar de estarmos no semiárido, daremos para nossa região ênfase ao sistema de irrigação por gotejamento e aspersão”, comentou.

 

O gerente regional ratificou a importância da participação da agricultura familiar durante a Fenagri. “Gradativamente, o país vem adotando um conceito de maiores investimentos para o setor agropecuário e muito se deve às ações em conjunto dos governos federal, estadual e municipal. Atualmente o Brasil aplica no setor agrícola uma quantia que chega a R$16 bilhões, para viabilizar o crescimento do setor e o agricultor familiar é peça fundamental desse processo”, concluiu Lopes.

 

Um dos principais objetivos do evento é abrir espaço para os pequenos agricultores aprenderem novidades do campo e também mostrar para os visitantes a sua produção. Além disso, a EBDA irá apresentar aos visitantes da feira, técnicas de inseminação artificial em caprinos e ovinos, alimentação e manejo desses animais, artesanatos produzidos com a fibra da bananeira, palestras e atividades inerentes à região, a exemplo da piscicultura, apicultura, elaboração de projetos para aquisição de crédito rural e emissão de Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

 

A empresa também irá orientar os visitantes sobre irrigação nas culturas típicas da região, como da manga, goiaba, acerola, uva, cebola, anonáceas (pinha e atemóia).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *