Home / Ação Social / NEOJIBA PROMOVE ENSINO DA MÚSICA INSPIRADO NO LEMA ‘APRENDE QUEM ENSINA’

NEOJIBA PROMOVE ENSINO DA MÚSICA INSPIRADO NO LEMA ‘APRENDE QUEM ENSINA’

Ilustração
                       Ilustração

O programa NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) completou oito anos de existência em 2015. Utilizando o ensino e a prática coletiva da música como ferramentas para promover a integração e o desenvolvimento social, o programa beneficia em torno de 4.600 crianças, adolescentes e jovens, a maioria em situações de vulnerabilidade social.    

O NEOJIBA é um programa prioritário do Governo do Estado da Bahia. Foi criado em 2007, pelo pianista, educador, regente e gestor cultural Ricardo Castro. No Brasil, é o primeiro projeto governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no respeitado “El Sistema”, da Venezuela. Aplicando o lema “Aprende quem Ensina”, o NEOJIBA qualifica jovens que realizam ações de extensão na Região Metropolitana de Salvador e no interior do Estado. Em 2015, 165 multiplicadores foram responsáveis pela disseminação do modelo social e pedagógico do programa.

Vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) do governo do Estado, o NEOJIBA alia de forma pioneira na Bahia as áreas da cultura, da educação e do desenvolvimento social, com o apoio de um setor interno especializado no trabalho de mediação entre as famílias dos beneficiários do programa e a rede de proteção social. Do total de 1.340 alunos, faixa etária 6 e 29 anos, que recebem atendimento direto, 87% são negros ou pardos e 81% estão inscritos no Cadastro Único para programas sociais do governo federal.

A estrutura organizacional do NEOJIBA conta com um Núcleo de Gestão e Formação (NGF), localizado em Salvador, e sete Núcleos de Prática e Formação Orquestral e Coral (NPO), sediados em quatro municípios do Estado. Através de uma ampla rede de parceiros locais, atua ainda em dez bairros da capital com Bases Comunitárias de Segurança e 21 cidades do interior do Estado.

COOPERAÇÃO PEDAGÓGICA DE EXCELÊNCIA

Outro importante diferencial do programa são as atividades pedagógicas realizadas em cooperação com músicos e instituições de excelência no contexto nacional e internacional. Destaque para o intercâmbio anual promovido com a Haute Ecole de Musique (Escola Superior de Música) de Genebra, há quatro anos consecutivos. Nesse contexto, em Setembro de 2015, o NEOJIBA foi o primeiro programa de formação orquestral do Brasil contemplado pelo Orchestra Residencies, iniciativa da consagrada violinista Midori Goto.

Para o grande público, o resultado desse trabalho se revela na qualidade musical da Orquestra Juvenil da Bahia, a primeira formação orquestral que marca a fundação do NEOJIBA. É constituída por mais de 100 jovens entre 13 e 29 anos; a maioria atua como multiplicador no programa, aliando sua formação musical ao trabalho de monitoria junto aos núcleos e projetos parceiros.

A Orquestra Juvenil da Bahia se destaca pelo vigor e originalidade. Já realizou cerca de 170 apresentações para aproximadamente 151 mil pessoas, sendo a primeira orquestra jovem brasileira a apresentar-se na Europa.  Desde 2007, já se apresentou em 06 países (Portugal, Alemanha, Inglaterra, Suíça, Itália e EUA) e 10 estados brasileiros. Em 2014, realizou duas turnês internacionais com concertos em 11 cidades dos EUA e em 07 cidades europeias, tendo como solistas a legendária pianista Martha Argerich e o renomado pianista francês Jean-Yves Thibaudet.

Em 2015, a Orquestra Juvenil da Bahia executou obras de grandes compositores da música clássica mundial, ao lado de visitantes ilustres: o solista e regente, Maxim Vengerov, que esteve em Salvador em março, e a prestigiada violinista Midori Goto, em setembro. 

REDE DE PROJETOS ORQUESTRAIS DA BAHIA

A rede foi criada em 2013 por iniciativa do NEOJIBA, para atender a uma demanda crescente por apoio pedagógico e orientação na área da gestão para orquestras filarmônicas e projetos musicais existentes no interior da Bahia. Está presente em 21 cidades baianas e atua em parceria com 23 projetos, responsáveis pelo atendimento direto a um público estimado em 1.800 pessoas.

Além de criar um ambiente de cooperação entre as iniciativas sediadas no interior do Estado, desenvolve ações de intercâmbio e formação. Destaque para as Orquestras Regionais, formadas pela reunião de dois ou mais projetos atuantes numa mesma região do Estado, e para as Caravanas Pedagógicas, que promovem visitas dos monitores do NEOJIBA aos projetos parceiros para realizar atividades de técnica instrumental, prática orquestral e coral, manutenção de instrumentos e regência. 

CARAVANA PEDAGÓGICA EM JUAZEIRO – 16 DE ABRIL

No sábado, dia 16 de abril, uma equipe do NOJIBA estará em Juazeiro desenvolvendo atividades musicais com os integrantes da Orquestra Encanto do Acolher, localizada no bairro Alto da Aliança. O projeto, gerido pela Instituição Professora Cristina, é membro recente da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia. O músico Gilvan Junior, responsável pelo grupo, esteve em Salvador em fevereiro, participando do VI Seminário Pedagógico do NEOJIBA. Agora, um quarteto de cordas, formado por músicos da Orquestra Juvenil da Bahia, visitam o projeto em Juazeiro. Esse intercâmbio pretende promover a qualidade musical do projeto parceiro e sua capacidade de atendimento, para atender a um numero maior de crianças e jovens juazeirenses.

Ascom

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *